Evitando a Ilusão da Fluência nos Estudos: A Importância da Revisão Ativa
Se você estuda a algum tempo, principalmente para exames, ENEM, ou concursos públicos, sabe como é importante manter o foco no estudo e não cair na ilusão da fluência.
Ilusão da fluência é como os psicólogos chamam a ilusão, criada quando uma coisa é fácil de lembrar.
Ai você pensa “já dominei este assunto”.
Todo tipo de material utilizado para ajudar nos estudos, pode provocar essa ilusão, mas algumas formas de estudo são mais propícias a esse engano.
Veja como evitar…
É preciso aprender a aprender.
Por exemplo, se você gosta de estudar fazendo anotações, e depois estuda relendo suas anotações, você vai lendo e lembrando de tudo e pensa: Hummm já sei. Estou bem.
Mesmo que releia passado algum tempo, vai ter essa sensação.
Inclusive os mapas mentais, que adoro, e podem ajudar muito você, podem provocar a ilusão da fluência, se você ler o mapa mental inteiro, vai ter esse mesma ilusão.
Com mapas mentais o ideal é, de início, olhar o mapa inteiro, mas com o passar do tempo, olhar o mapa mais de longe e com um olhar ao centro, já saber o que está na periferia, vou explicar isso melhor em outro artigo.
Como não somos ensinados na escola a aprender a aprender, perdemos muito tempo em tarefas e rotinas que não nos ajudam na jornada do aprendizado.
Veja, por exemplo, os conselhos que ouvimos a vida toda e depois descobrimos que não ajudam:
- Leia o capítulo antes da aula. Não ajuda, melhor seria passar esse tempo revisando de maneira efetiva o que já aprendeu;
- Estude com um amigo ou em grupo. Também não ajuda muito, em curtos períodos pode ser, mas acompanhar e até ajudar seu amigo na resolução de problemas, por exemplo, pode provocar facilmente a ilusão da fluência, seu amigo sabe e você acredita que quem sabe é você.
- Leia o capítulo após a aula. Outra forma de perder tempo. Revisando logo depois, também, vai dar a impressão de saber mais. Espere até o dia seguinte.
- Estude sempre no mesmo lugar e mesma hora. Isso não está ligado a ilusão da fluência, mas ao branco. Você se acostuma com tudo certo e igual na hora de estudar e no dia do concurso… ops, tudo diferente… cadê o conhecimento que estava aqui?
O que devemos fazer para manter o foco no estudo e evitar a ilusão da fluência?
Bom estudar em lugares diferentes e diferentes condições, ajuda a evitar o branco, mas quanto a ilusão da fluência?
Para não cair no engano de acreditar que já sabe tudo:
- Escreva com suas palavras o que entendeu, sem olhar o material;
- Crie mapas mentais apenas lembrando do que leu;
- Ensine um amigo, falando com suas palavras;
- Pergunte a sim mesmo sobre o texto e veja se sabe responder (pode ir criando as perguntas a medida que lê);
As ideias acima são o que chamamos de revisão ativa.
Trata-se de revisar o conteúdo, mas buscando dentro da sua mente e não no material.
Uma excelente maneira de fazer a revisão ativa é com “flashcards”, de um lado a questão, do outro a resposta, você olha um lado e tenta lembrar o que está do outro lado, muito simples.
Usando as revisões espaçadas, como explico em meu livro Mnemônica, você só volta ao “flashcard” quando já está quase esquecendo, provoca o cérebro novamente e só quando necessário, sem ficar horas revisando coisas que lembra com facilidade.
A revisão ativa e o espaçamento entre as revisões podem fazer milagres, pois além de provocarem o cérebro, o que é excelente para a memorização, também evitam o desperdício de tempo, evitando retorno a itens que ainda estão fresquinhos na memória.
Você já teve esse problema?
Comente como foi e nos conte como tem evitado essa experiência horrível, de estudar e estudar e na hora h, não ver os resultados esperados.
Se gostou, compartilhe e ajude outras pessoas a encontrarem nosso conteúdo.