O que é GTD?
GTD é a abreviação de Getting Things Done, uma metodologia para gerenciamento de tarefas baseada em prioridades — ao contrário das demais, que baseiam-se no tempo. Ela foi criada por David Allen e publicada pela primeira vez em 2001 no livro A Arte de Fazer Acontecer.
A idéia básica do GTD é que, para atingir a capacidade produtiva máxima, a mente precisa estar totalmente limpa. Só assim é possível se concentrar inteiramente e sem distrações na atividade em execução.
Para atingir esse estado de mente limpa, ou “estado de prontidão das artes marcias”, como descrito no livro, todas as “coisas” devem ser tiradas do cérebro e inseridas em um sistema confiável, onde serão revistas frequentemente.
O problema gerado pelas “coisas”
Allen define “coisa” como algo que permitimos entrar no nosso mundo psicológico ou físico, mas não está no local que deveria, pois ainda não definimos o desfecho desejado e a próxima ação.
Normalmente temos muitas “coisas” disputando espaço em nosso foco. Trocar a resistência do chuveiro, comprar leite e queijo, preparar a apresentação para a reunião, estudar para o concurso, organizar o jantar com os amigos, emagrecer, ir ao médico, declarar o imposto de renda, tudo compete por atenção no nosso cérebro.
Quando isto acontece, não conseguimos realizar nada, pois nossa mente não sabe filtrar essas “coisas”. Mesmo aquelas que não precisam de atenção no momento ficam retornando eventualmente para o foco. É o verdadeiro caos mental dominado pela ansiedade. Imagino que isto não soa estranho para você.
: – /
Daí vem o sucesso do GTD, fornecendo um método que deixa nossa mente livre para, literalmente, fazer acontecer. Você já deve ter se sentido no controle total de alguma situação, quando estava bem preparado e a par de tudo que acontecia. Provavelmente, isto aconteceu como resultado de uma melhor análise do que estava ocorrendo ao seu redor. Você pensou sobre o problema. Com o GTD, você se sentirá assim sempre: tranquilo, relaxado e no domínio da situação.
Em artigos futuros explicarei como funciona e como aplica-lo na sua vida.
Grande abraço e até mais.
Boa tarde, MigX.
Muito interessante a ligação que fez com as artes marciais, divido esta visão com você. Desde pequeno sou apaixonado por artes marciais, as quais me incentivarão a trilhar o caminho da busca por perfeição. Nessa busca descobri que não há nada de místico e sobrenatural, apenas a capacidade ilimitada do cérebro humano. Recentemente, descobri mais sobre esse “estado de prontidão”. Ele é mais conhecido como “estado de fluxo” ou “flow”. Melhor explicação achei no “HIGH STATE LIFE STYLE” do Goffi.
Ótimo conteúdo, parabéns.
E obrigado.
Muito obrigado, estamos planeando uma boa expansão do conteúdo. Volte.