Curso de leitura dinâmica, técnica de estudo, concentração e memorização.
Técnicas para elevar o nível, qualidade e velocidade do aprendizado.
Olá visitante. Eu tinha aqui um post com todos estes assuntos juntos e um tento mal organizado.
Estou num processo de reformulação do blog como um todo, buscando maior organização, correção nas informações e visibilidade dos posts.
Nesse trabalho resolvi reformular esta parte, dividindo este poste em vários, melhor diagramados e com blocos de informação melhor elaborados para facilitar a absorção.
Sendo assim, o curso de leitura dinâmica, agora será dividido em posts individuais para cada lição.
Você também pode se interessar por este interessante curso em vídeo: Curso em Vídeo de Leitura Dinâmica.
Para começar temos:
Curso de Leitura Dinâmica – Lição 1.
Curso de Leitura Dinâmica – Lição 2.
Curso de Leitura Dinâmica – Lição 3.
Curso de Leitura Dinâmica – Lição 4.
Curso de Leitura Dinâmica – Lição 5.
Curso de Leitura Dinâmica – Lição 6.
Curso de Leitura Dinâmica – Lição 7.
Curso de Leitura Dinâmica – Lição 8.
Curso de Leitura Dinâmica – Lição 9.
Curso de Leitura Dinâmica – Lição 10.
Curso de Leitura Dinâmica – Lição 11.
Não deixe de nos visitar, comentar, colocar suas dúvidas, neste e nos posts subsequentes.
PARTE II (em breve passará pelo mesmo processo de melhoria.)
TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO
APRESENTAÇÃO
Muitas pessoas se queixam de possuir uma memória fraca que dificulta e muito o seu aprendizado. Na verdade, achar que tem memória fraca é o maior obstáculo para um aprendizado mais eficiente. Todos temos a capacidade de possuirmos uma boa memória desde que treinemos para isso. Uma boa memória é uma habilidade que pode ser desenvolvida desde que você trabalha para isso. Muitas pessoa confundem uma boa memória com uma, como podemos dizer, pouco prestativa nas mais variadas situações com a distração. Realmente pessoa distraídas não lembram de muitas coisas que fizeram ou mesmo de muitas coisas que leram, mas isso não significa que tenham uma memória fraca. Você pode ser distraído e ter uma ótima memória, por exemplo para lembrar números de telefone. Um dos segredos para uma boa memória é tentar associar o que se está fazendo com a imagem criada com a ação. Assim se você é daquele estudantes que chega em casa, joga um caderno num canto, deita e dorme e depois pede a ajuda de Deus e do mundo para encontrar o bendito caderno, preste muita atenção. Ao jogá-lo num canto, espere, veja o caderno cair, pular e finalmente permanecer estático no seu cantinho de queda, com certeza irá lembrar mais facilmente onde o deixou. Ter atenção é requisito para poder memorizar. Não é de agora que a memória adquiriu tanta importância para as nossas atividades diárias, desde de tempos remotos ela é reconhecida como o pilar principal para a aquisição e desenvolvimento de nossos conhecimentos, seja no trabalho, em casa ou em toda rotina diária. Muitas civilizações antigas já utilizavam vários sistemas de memória que pudessem ajudar cotidianamente na realização da mais variadas tarefas. Gregos e romanos destacavam a memória para o ponto de partida para o reconhecimento humano. Quantas vezes você já deve ter admirado o seu professor de história ou de geografia por lembrar de detalhe de nosso país. Uma memória bem treinada é motivos de louvores e admiração em qualquer situação. Quem não quer lembrar aquele telefone dito por alguém tão especial em uma festa ou em uma danceteria, ou mesmo na hora do vestibular, quem não quer ter na ponta da língua as fórmulas de física ou química. Agora você deve perguntar: Mas também posso ter uma memória assim* Sim, você pode, desde que se esforce pra isso e para ajudá-lo, vamos expor a seguir algumas técnicas de treinamento e de instrumentos para que você possa ter uma memória mais ativa, apenas vamos ajudá-lo a iniciar este caminho, caberá a você desenvolver as habilidades, por isso treine, repita incansavelmente os exercícios e mentalize realmente o que você poderá assimilar qualquer técnica desde que queira isso. Lembre-se: *Estudar é fundamental!*.
LIÇÃO 12
Para realmente aprender e memorizar as informações contidas em um texto é preciso total atenção e observação.
EXPLICAÇÃO
A observação é um fator determinante para uma boa memória e envolve principalmente ter atenção no que se está sendo observado. Olhar apenas não é observar, olhe para o seu relógio e olhe as horas, fácil não* Só que você se lembra quantos segundos marcavam o ponteiro do relógio* Provavelmente você só olhou os minutos, ou seja, olhou mais não observou por inteiro a informação passado por seu relógio, isso não é ser detalhista e sim realmente obter o maior número de informações possíveis. Então já sabemos que pra lembrar de alguma coisa é preciso observá-la anteriormente nos seus mínimos detalhes, requisito básico para memorizar. Observar e não apenas olhar. Texto também devem ser observados a não ser textos literários com certeza você poderá notar que determinados trechos, os textos apresentam parágrafos maiores, onde comumente estão presentes exemplos e explicações mais detalhada. Uma boa memória retentiva, com certeza é uma bem treinada e sabe observar por vários ângulos de análise.
EXERCÍCIO
Procure imagens, textos, ou mesmo fotos que você disponha e passe a observados detalhes contidos como paisagem, rostos, roupas, parágrafos maiores e menores, palavras destacadas, etc. Quantos a fotos, procure relacionar os lugares que foram tiradas, ao dia a, a ocasião e ao seu estado de espírito.
LIÇÃO 13
Para de ter uma boa lembrança você deve desenvolver uma concentração mais eficaz. Ao ler um texto, concentre-se realmente no que você está fazendo.
EXPLICAÇÃO
Agora que você aprendeu a observar, vamos a mais um teste exemplificado, uma aulinha de português. Escreva em um papel a palavra CONCENTRAÇÃO, não se preocupe, eu espero. Agora observe atentamente a palavra e tire sua conclusões sobre o seu significado. Mais um tempinho. Concentrar-se como a própria palavra diz significa atingir, expresso no prefixo CON- e *CENTRO, expresso em centrar-se. Ao estudar, ler um texto ou mesmo assistir a uma aula, você deve ter isso em mente, ou seja, ter essa tarefa como centro de todos os seus pensamentos, pois o seu cérebro irá trabalhar conforme esteja sendo direcionado a um determinado assunto. Concentra-se é uma técnica fundamental de memorização.Centre-se apenas no ponto que deseje atingir, no caso, seus objetivos, esquecendo do mundo exterior. Porém, algumas pessoa que tem dificuldade com a memória, após ser treinada, realizam mecanicamente o processo. Você já deve conhecer pessoa que conseguem ler livros dentro de um ônibus ou em uma praça lotada, essas pessoa conseguem se concentrar porque já dominaram automaticamente sua concentração.
EXERCÍCIO I
Para se adquirir uma concentração é necessário fazer o exercício chamado, exercícios de respiração, ou seja, primeiramente, procure deixar o ambiente livre de ruídos e barulhos que deviam sua atenção, em seguida, se quiser, escureça o local ou feche os olhos e procure respirar fundo inspirando e expirando profundamente sem pensar em nada por cerca de alguns minutos. Tente pensar por exemplo na sua respiração, sem ouvir os sons exteriores, sem se deixar levar por interrupções. Este exercício lhe trará uma calma interior importante para que você possa iniciar a sua leitura.
EXERCÍCIO II
Se assim mesmo, tiver dificuldade em se concentrar, faça este outro exercício. Escolha um ponto qualquer de sua sala e olhe fixamente para ele, sem pensar em nada, apenas no ponto escolhido, fique assim por uns 10 minutos, cada vez que começar a pensar em uma outra coisa, recomece a marcar o tempo.
EXERCÍCIO III
Outro exercício importante é colocar-se à frente de um espelho e olhar fixamente para o centro de seu nariz, por exemplo, não deixar o olhar desviar do ponto escolhido, insista no exercício, não desista facilmente, fique também por cerca de uns 10 minutos. Repita diariamente esses exercícios, isto irá ajudá-lo a disciplinar a sua concentração, somente para as lições seguintes, se realmente se sentir seguro.
LIÇÃO 14
Para melhor memorizar, associe imagens ao que você quer memorizar.
EXPLICAÇÃO
Nossa memória trabalha com que os especialistas chamam de imagens mentais, Ã s quais é condensada pelo nosso cérebro, este por sua vez grava muito mais facilmente as imagens, situações ou acontecimentos que fogem dos chamados padrões normais. Consideramos como padrões normais, as imagens que podem ser rotineiras em nosso dia-a-dia, ou aquelas que podem ser reais no nosso cotidiano. Se você estiver caminhando na rua, e ver um cachorrinho, por exemplo, esta cena poderá ser tão habitual a ponto de você não lembrar ao final do dia que viu aquele animalzinho. Entretanto, se no lugar do doce cachorrinho, você topar com um Cão enorme do tamanho de um elefante que mais parecia um robusto leão daqueles que por mais estejam encoleirados e acompanhados pelo dono, você atravessa a rua só pra não passar na sua frente, com certeza no final do dia você vai se lembrar muito mais facilmente dessa cena. Criar imagens ridículas e inusitadas, associando-as a objetos, palavra ou cenas que precisam ser memorizadas são técnicas que ativam a sua memória. Assim podemos perceber que nossa mente memoriza muito mais facilmente as imagens do que as milhões de informações que recebemos diariamente. O processo de ligação mnemônica, significa associar palavras ou itens, a imagens que parecem absurdas ou inusitadas. Vamos tentar memorizar por exemplo, os órgãos do sistema respiratório humano, o caminho que segue o ar na inspiração, fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. Esta pequena lista poderia ser memorizada da seguinte forma:
Imagine o ar como um ser monstruoso de duas cabeças, imagine mesmo, dando corpo a ele, cabeça, olhos, uma camiseta escrita *Eu sou o ar*. Imagine estes ser entrando por uma grande caverna, na qual ter uma placa dizendo, FOSSA, imagine esta caverna no formato do seu nariz, este ser entra pela caverna, o seu nariz, aí a FOSSA acaba em uma grande escorregador e este desce gritando, gritando e gritando: FARINGE, FARINGE. De repente, ela faz uma pausa e decide chupar uma laranja, associe a palavra laranja à LARINGE, enquanto ele chupa a laranja, vai fazendo um barulho, trac, trac, trac, assim você lembrará da TRAQUEIA, então o barulho deixa o ser monstruoso irritado, muito irritado, bronqueado e nosso amigo chega aos BRÔNQUIOS,note que o início de uma palavra remede a outra. A irritação o deixa de cabeça quente, ou seja, com bronca nos miolos, chegamos aos bronquíolos e de repente aparece na frente de nosso amigo ar um monstro alvo em forma de pulmão, é o ALVÉOLO PULMONAR.
Se você realmente imaginar as cenas, conseguirá lembrar por meio de algumas palavras os órgão da respiração. Assim você lembrará por associação, caverna lembrará FOSSA, ou seja, FOSSAS NASAIS. Escorregador lembre-se do grito FARINGE, FARINGE. LARANJA associe à LARINGE. TRAC TRAC associe esse barulho à TRAQUEIA. Ficar BRANQUIADO, BRÔNQUIOS E BRONQUILOS. ALVO PULMÃO, ALVÉOLO PULMONAR.
Assim para memorizar objetos, ou palavras, crie associações aparentemente absurdas que possam se destacar em sua mente. Esta técnica é conhecida normalmente pelo nome de encadeamento.
EXERCÍCIO
Para exercitar elabore você mesmo uma lista de objetos ou de palavras importantíssimas ao aprendizado de determinada matéria, como no caso dos órgãos da respiração que passamos. Crie associações para memorizar esta lista, as imagens devem ser realmente criadas em sua mente para que você possa memorizá-las, novamente pratique os exercícios e dedique-se, pois será importante para você aprender as técnicas e alcançar um melhor aprendizado.
LIÇÃO 15
Para treinar a sua memória treine memorizar a sua lista de tarefas diárias.
EXPLICAÇÃO
Da mesma forma que o exercício anterior, pode-se decorar por exemplo uma lista de tarefas a ser cumpridas no dia. Vamos dizer que hoje é domingo e você precisa:
I *lavar o carro
II * ligar para um amigo importante
III * assistir a um programa de televisão
IV * Fazer dever de casa
V * Compra uma camisa no shopping
Use a sua criatividade e crie as imagens inusitadas na sua mente. Faça este exemplo como exercício.
EXERCÍCIO
Pratique criando você mesmo a sua lista de tarefas diárias de toda a semana lembrando-se dela todas as manhãs.
LIÇÃO 16
Para memorizar textos ou discursos, selecione palavras chaves no texto.
1º Leia atentamente o texto sublinhando as ideias principais de cada parágrafo.
2º Após esta leitura minuciosa, releia o que foi sublinhado e destaque aquele parágrafos que você acha principais e que realmente são uma síntese de todo texto.
3º Após determinar estes parágrafos, tente condensá-los entre uma ou duas palavras cada um, que contenham a idéia principal abordada, estas serão as palavras chaves na ordem das ideias contidas no texto.
EXPLICAÇÃO
Não adianta decorar palavra por palavra, pois se você esquecer uma delas, corre o risco de perder toda a frase e a seqüência. Toda fala, discurso falado ou escrito que precisam ser memorizados exigem a memorização das idéias a serem apresentadas. Digamos que você será o orador de sua sala no dia de sua formatura. Imagine se esquecendo o texto bem no dia, ou tendo que olhar no papel e esconder o rosto, pior ainda, imagine, se as folhas voam e saem da ordem, bem, melhor nem imaginar uma cena dessas. O segredo para memorizar tetos ou discursos é a utilização de palavra chaves, essa técnica pode ser aplicada aos assuntos que quiser. Por exemplo, se o assunto fosse a situação econômica do Brasil, esta poderia ser a sua lista de palavras chave: desemprego atual, fábricas fechando, planos do governo, criminalidade, protestos, miséria, alternativas.
EXERCÍCIO
Agora selecione textos de jornais ou revistas, ou mesmos textos escolares de não mais de quatro páginas e procure exercitar essa técnica.
LIÇÃO 17
Para memorizar palavras ou expressões importantes. Tente montar uma frase com as palavras ou as iniciais das palavras.
EXPLICAÇÃO
Digamos que você queira memorizar também palavras, nomes científicos, nomes de pessoas ou palavras de outros idiomas. Novamente algumas técnicas de associação podem ajudá-lo nesta tarefa. Um exemplo clássico muito utilizado em cursinhos é a memorização dos planetas do nosso sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Para memorizá-los mais facilmente, vamos reduzi-los à s letras iniciais: M, V, T, M, J, S, U, N, P. Agora vamos tentar montar palavras com estas letras ligando-as dentro de uma frase. Bom, lá vai *MINHA VÓ TEM MUITAS JOIAS, SÓ USA NO PESCOÇO*, onde podemos identificar os planetas. MINHA, MERCÚRIO. VÓ, VÊNUS. TEM, TERRA. MUITAS, MARTE. JOIAS, JÚPITER. SÓ, SATURNO. USA, URANO. NO, NETUNO. PESCOÇO, PLUTÃO. Uma frase como essas com certeza você vai memorizar.
EXERCÍCIO
Faça uma lista de palavras que precisam ser memorizadas e monte frase com elas ou com suas letras iniciais, repita o exercício diversas vezes para poder assimilá-lo.
LIÇÃO 18
Vamos pegar um exemplo, a palavra pluma, que em espanhol quer dizer caneta. Mentalize uma gigantesca caneta em forma de pluma e se preferir, imagine que para escrever, você precisa segurar em um ganso que está na ponta da caneta. Associe assim as imagens à palavra e tente recriá-las com vivacidade em sua mente. Para melhor memorizar palavra de outras línguas, ou mesmo palavras importantes no dia-a-dia de seu estudo, tome como procedimento o item básico da memorização, que é associá-la sempre a imagens ou ligá-las á outras palavras ou frases de modo a estabelecer relações e sua própria mente.
EXERCÍCIO
Faça uma lista de palavras de outra língua e crie imagens para memorizá-las, repita incansavelmente esse exercício e todos os outros exercícios, pois com certeza irão ajudá-lo.
Muito bom o site de vocês era tudo que estava procurando. Parabéns pelas formas sucintas de ensinar estás técnicas.
Obrigado e visite-nos sempre, com esse tipo de incentivo, o site ficará cada vez melhor. Com atualização mais freqí¼ente.
Valeu.
Muito bom, parabéns. Isso será de grande ajuda nos meus estudos e no aperfeiçoamento de minha concentração. Obrigado.
Valeu pelo comentário.
Visite o site: https://www.aarca.com, lá tem mais material.
Abraço.
MUITO BOM E ATUALIZADO , PARABENS !
Valeu. Obrigado.
muiiiiitttooooo legal mesmo!!!!!!!
parabens!!!!!
Parabens pelas informaçíµes, será para mim de grande aproveto.
Um abraço: e até mas.
Obrigado por compartilha melhores formas para o aprendizado!
Valeu pessoal.
Obrigado pelo retorno.
Tem mais material no site:
https://www.aarca.com
Muito obrigado apreendi muitas coisas quenao sabi que vai a judar mi na minha vida Profissional e estudante.
Muito bom, me ajudou bastante.
Valeu, fico feliz com isso.
E com o retorno também.
Abraço.
muito bom foi o melhor conteudo sobre estudo que encontrei.
parabéns
adorei,muito bacana,a maneira sucinta e clara.
tem muitas informaçao muito ultiu para que que estudar vamos tentar colocar em pratica p/ obter uma boa leitura e vamos a apredisagem
Tem mais coisas no Mnemí´nica, dêem uma olhada no site:
https://www.aarca.com
É isso aí amigo, suas dicas e experiências são mui valiosas í vontade de aprender.
A verdadeira riqueza consiste em dar e repartir aquilo que aprendemos, trazendo
progresso a vida do outro.
Muchas grácias.
eu gostei muito ,obrigado se possivel gostaria de aprender mais li passo a passo obrigado
eu gostaria que vcs me indicassem mais estudos eu quero aprender por favor nem que for por email
De uma olhada no site https://www.aarca.com.
Tem um bom material de idiomas lá.
esta forma e formulas sera de grande valia p melhorar a memorizaçao. parabens pela tecnica.
As dicas estão muito práticas. Você sintetisa técnicas milenares de concentração que estão sendo aperfeiçoadas com o passar do tempo. Todos os estudantes brasileiros deveriam ser orientados e treinados para estudarem assim.
CARAS VCS ME AJUDARAM A DAR UMA CHANCE PARA MEU FUTURO ESCOLAR ”SALVARAM O MEU ANO”, MUITO OBRIGADO!
Muito bom! Vou aplicar sempre essas técnicas a partir de AGORA. Parabéns pelo modelo “leve” de explicação, o que torna este curso um artigo de fácil fixação também.
Parabéns e obrigado pelas dicas!
Valeu galera.
Fico muito feliz que tenham gostado e que o artigo os esteja ajudando.
Grande abraço a todos.
Parabéns, muito bem explicado.
Parabens!!
Qndo será a proxima atualização?
Abrs!
Tem material no site: https://www.aarca.com, mas também está meio sem atualizar.
Prometo que vou melhorar isso.
Abraço!
Eu devia ter visto isso antes da prova…
Mas tá valendo para as próximas!!!
Valeu Nicca.
Muito bom! Parabéns!
Obrigado.
Os comentários de vocês sempre nos dão gás para continuar.
Parabéns…era tudo que estava procurando.Isso servirá pra minha vida toda e me ajudará a me tonar um leitor mais assíduo, mais critíco e mais participativo,pois esse site me ajudou a resgatar a minha confiança.
Ñ TENHO RESPOSTA MAIS GOSTARIA QUE ENVIACEN DICAS DE LIVROS A RESPEITO DE CONCENTRAÇÃO
Velau, Igor! Fico feliz que o artigo o tenha ajudado.
Obrigado pelo retorno.
Valmir: Não tenho nenhuma dica nesta momento, além do meu próprio livro.
Mnemonica, pode comprar pelo site: http://loja.aarca.com, por R$ 4,99.
Se der uma busca na net, por: inteligencia, desenvolvimento e coisas assim, certamente encontrará muita coisa boa para ler.
Não tenho nenhuma dica nesta momento, além do meu próprio livro.
Mnemônica Memorização, pode comprar pelo site: http://loja.aarca.com, por R$ 7,99.
Se der uma busca na net, por: inteligencia, desenvolvimento e coisas assim, certamente encontrará muita coisa boa para ler.
Gostaria muito de mais algumas técnicas para memorizar facilmente grandes textos/livros, e quanto mais treinarmos estas técnicas maior será a capacidade de retenção diária do cérebro, sem que nos leve a exaustão? É possível em algum ponto abstrair o cochilo para ajudar a retenção de informações?
Olá, infelizmente o sistema parou de me notificar, mas se ainda tem interesse no tema, tem bastante material no site.
Muito interessante vossa atitude. Acredito muito no conhecimento, no saber como instrumento de mudança, a oportunidade que vocês estão criando pra libertar muitos que vivem na obscuridade do saber. Nunca deixem, seja pelo motivo que se apresentar, de levar adiante o projeto de vocês. Se o saber for compartilhado, atingirá as entranhas do desconhecido, se contido pelo egoismo, se perderá como uma migalha caída sem importância nas estradas da vida. No momento é tudo. Obrigado.
Muito legal seu comentário. Infelizmente por algum problema com o sistema, que não sei explicar, não recebi notificação do seu comentário.
Uma pena. Tanto tempo se passou… mas continuamos aqui, na batalha do desenvolvimento.
Grande abraço.
Pingback: Os Tipos de Leitura - Leitura Ativa - SQ3R - Otimize a leitura como nunca