imagem Parecendo um Idiota Devido aos Erros de Português?

E-book GRÁTIS Mostra, com 28 Mapas Mentais de Gramática, como parar de cometer esses erros vergonhosos. Cadastre-se e receba também, nossas dícas para melhorar sua memória, para provas e concursos...

Como escolher a melhor técnica de leitura de acordo com seus objetivos e o tipo de material

Antes de tudo, devemos entender que existem diversos tipos de leitura, cada um com sua técnica e utilidade. Nem todos os materiais precisam ou devem ser lidos da mesma maneira.

O mais importante s se considerar na leitura é qual o objetivo da mesma.

Outra coisa é a qualidade do material.

Depois dessas considerações decidimos se faremos uma leitura tranquila, empregando todo o tempo necessário para compreender ou desfrutar do texto, ou será uma leitura dinâmica, onde apenas captaremos a essência e poderemos fazer rápidas anotações?

Se o objetivo for o puro prazer, a leitura será feita de uma determinada forma. Se for busca de conhecimento, outra.

Se for a busca de conhecimento, precisamos primeiramente, avaliar a qualidade do material a ser lido e para isso podemos utilizar a técnica de Leitura Ativa, com SQ3R que é  uma estratégia de estudos que utiliza corretamente o fenômeno da reminiscência (que veremos em artigo posterior) para otimizar os estudos. O nome é uma abreviação das cinco etapas da estratégia: Skim, Question, Read, Recite e Review.

Examine! Questione! Leia! Recite! Revise!
Skim! Question! Read! Recite! Review!

Antes de ler,

Examine (Skim) o capítulo:

(1 minuto): Antes de começar a ler, dê uma olhada por todo o capítulo. Dê uma olhada nos resumos (abstract) esquemas e conceitos a serem estudados. Analise rapidamente a relação de hierarquia entre cada tópico. Essa leitura prévia (muito ensinada em cursos de leitura dinâmica) é muito útil como preparação para o aprendizado.

  • o título, cabeçalhos, e subtítulos
  • textos explicativos sob as fotos, diagramas, gráficos ou mapas
  • reveja questões ou direcionamentos feitos pelo professor
  • parágrafo de abertura e conclusão do texto
  • sumário

Formule perguntas (Question) enquanto você está examinando:

Questione-se sobre a importância do capítulo. O que devo aprender ao ler esse capítulo? Do que ele se trata? Repita essa etapa sempre que for iniciar uma nova seção ou capítulo.

  • Transforme o título, cabeçalhos e subtítulos em perguntas;
  • Leia as questões ao final dos capítulos ou depois de cada sub-tópico;
  • Pergunte a si mesmo, “O que o professor falou a respeito deste capítulo ou assunto quanto ele foi passado?”
  • Pergunte-se, “O que eu já conheço sobre este assunto?”

Nota: Se lhe for útil, escreva em separado estas perguntas para que sejam consideradas… Esta variação é chamada SQW3R

Quando você começar a ler (Read):

Leia o capítulo inteiro de uma vez. Evite particionar o assunto a ser lido, pois, você pode perder a ideia de conjunto (efeito ponta da língua). É importante que essa leitura seja feita com bastante atenção. Desse modo, evite um ambiente muito barulhento ou inadequado para o estudo.

  • Procure por respostas para as questões que você levantou anteriormente;
  • Responda às perguntas do começo ou do final de capítulos, ou estudos dirigidos
  • Releia as informações sob as figuras, gráficos, etc.
  • Atente para todas as palavras ou frases sublinhadas, em itálico e impressas em negrito
  • Estude os gráficos de apoio
  • Reduza a velocidade da leitura em passagens difíceis
  • Pare e leia de novo partes que não estejam muito claras
  • Leia apenas uma seção de cada vez e recite após a leitura

Recite, depois que você tenha lido uma seção:

Anote pequenas palavras-chave (ou um mapa mental) que lhe façam lembrar de todo o texto e conte com suas próprias palavras o texto lido. É importante anotar suas visões sobre o texto (resumo pessoal) em vez de simplesmente copiar as frases do livro. Desse modo, consegue-se uma maior articulação sobre o texto lido. Lembra-se do artigo sobre a sinestesia? É a melhor hora para utilizar todos os seus sentidos para não se esquecer de nada. Outra estratégia interessante é a criação de novas perguntas e suas respectivas respostas sobre o assunto, como se você fosse o professor e o aluno em simultâneo. Esse é o momento para fazer todos os exercícios que seu livro ou apostila contém sobre o assunto.

  • Verbalize para si mesmo perguntas sobre o que você tiver lido e/ou sumarize, com suas próprias palavras, o que acabou de ler
  • Faça um apontamento do texto, mas escreva as informações em suas próprias palavras
  • Sublinhe/destaque pontos importantes que você tenha lido
  • Use o método de recitação que melhor se adéque ao seu estilo particular de aprendizado, mas lembre-se, quantos mais sentidos você empregar, tanto mais você se lembrará do que tenha lido – por exemplo.

APRENDIZADO COM TRIPLA FORÇA: ver, dizer, ouvir.
APRENDIZADO COM QUÁDRUPLA FORÇA: ver, dizer, ouvir, escrever!!!

Revisão: um processo contínuo:

É a hora de colocar seus estudos a prova. Tente falar sobre o assunto estudado sem utilizar nenhum material. Ainda está com algum a dúvida? Refaça os passos 2 a 4 novamente.

  • Primeiro dia

    Assim que você tenha lido e recitado o capítulo inteiro, escreva nas margens perguntas para aqueles pontos que você tenha destacado/sublinhado. Se o seu método de recitação inclui tomar notas na margem esquerda do seu bloco de notas escreva perguntas para as notas que tenha tomado.

  • Segundo Dia

    Folheie as páginas de seu texto e/ou caderno de modo a familiarizar-se com os pontos importantes. Cubra a parte escrita de seu texto/caderno e dirija a si mesmo as perguntas da margem esquerda. Responda em voz alta ou escreva as respostas de memória. Faça fichas para aquelas questões que lhe causam dificuldade. Desenvolva dispositivos mnemônicos para materiais que necessitam ser memorizados.

  • Terceiro, quarto e quinto dias

    Alterne entre suas fichas, apontamentos e teste a si próprio (oralmente e por escrito) em questões que tenha formulado. Elabore fichas adicionais se necessário.

  • Fim-de-Semana

    Usando o texto ou caderno, faça um índice – liste todos os tópicos e sub-tópicos que você precisa conhecer do capítulo. Do índice, construa uma Folha de Estudos/Mapa Conceitual. Recite a informação em voz alta com suas próprias palavras enquanto põe Folha de Estudo e Mapa juntos.

Agora que você consolidou toda a informação de que necessita para aquele capítulo, periodicamente revise a sua Folha/Mapa e então na hora da prova, você não terá do que reclamar.

Mãos a obra!

Se gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos, nas redes sociais.

Deixe seu comentário e deixe a gente saber o que achou e como esta técnica ajudou você.

Se quer saber mais sobre a memória e técnicas para melhorar a sua e facilitar sua vida no geral e em especial em provas, concursos públicos ou no ENEM, conheça o revolucionário "Mnemônica - Memória Extraordinária - Técnicas de memorização e estudos". Livro em PDF, incluindo a técnica do palácio da memória. Desbloqueie o potencial da sua mente, este não é apenas um método, é a chave para transformar sua vida. Imagine atingir suas metas com facilidade, recordando informações cruciais nos momentos certos. Não perca mais tempo, clique agora e desvende o segredo para uma memória extraordinária que levará sua vida a um novo patamar!Mnemônica - Memória Extraordinária - Técnicas de memorização e estudos

imagem Parecendo um Idiota Devido aos Erros de Português?

E-book GRÁTIS Mostra, com 28 Mapas Mentais de Gramática, como parar de cometer esses erros vergonhosos. Cadastre-se e receba também, nossas dícas para melhorar sua memória, para provas e concursos...

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

3 thoughts on “Como escolher a melhor técnica de leitura de acordo com seus objetivos e o tipo de material

  • 28 de dezembro de 2013 at 03:54
    Permalink

    Ahaa, its good conversation concerning this piece of writing at this place at this webpage,
    I have read all that, so now me also commenting at this place.

    Reply
  • 28 de dezembro de 2013 at 14:22
    Permalink

    gostei mto das dicas. Dificil é ter paciencia para pô-las em prática!

    Reply
  • 21 de agosto de 2014 at 19:46
    Permalink

    gostei muito dessas dicas, considerei e conclui comigo mesmo que essas foram excelentíssimas. me identifiquei com uma das dicas, expressar aquilo que sabe. Por exemplo, eu sempre peguei meu celular e comecei a me gravar por um tempo de 45 minutos, como se eu estivesse dando aula em uma escola, ai eu pegava um assunto, algum texto de algum curso ou mesmo de alguma matéria que eu estudava na escola e começava a ler um voz alta e depois tentava explicar detalhadamente tudo o que eu avia entendido. quando me dava um branco eu voltava a reler aquilo que eu não tinha memorizado, e tornava a explicar.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.