Ilusão da Fluência, já ouviu falar?

Compartilhe:
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

ilusão da fluência

Ilusão da fluência é como os psicólogos chamam a ilusão, inerente a mente humana, criada quando uma coisa é fácil de lembrar. Ai você pensa “já dominei esse assunto”.

Todo tipo de material utilizado para ajudar nos estudos, pode provocar essa ilusão, mas algumas formas de estudo são mais propícias a esse engano, veja como evitar.

É preciso aprender a aprender.

Por exemplo, se você gosta de estudar fazendo anotações, e depois estuda relendo suas anotações, você vai lendo e lembrando de tudo e pensa: Hummm já sei. Estou bem. Mesmo que releia passados alguns dias, vai ter essa sensação. Mesmo os mapas mentais, que eu adoro, e podem ajudar muito você, podem provocar a ilusão da fluência, se você ler o mapa mental inteiro, vai ter esse mesma ilusão.

Com mapas mentais o ideal é, de início, olhar o mapa inteiro, mas com o passar do tempo, olhar o mapa mais de longe e com um olhar ao centro, já saber o que está na periferia, vou explicar isso melhor em outro artigo.

Como não somos ensinados na escola a aprender a aprender, perdemos muito tempo em tarefas e rotinas que não nos ajudam na jornada do aprendizado. Veja por exemplo os conselhos que ouvimos a vida toda e depois descobrimos que não ajudam:

Leia o capítulo antes da aula. Não ajuda, melhor seria passar esse tempo revisando de maneira efetiva o que já aprendeu;

Estude com um amigo ou em grupo. Também não ajuda muito, em curtos períodos pode ser, mas acompanhar e até ajudar seu amigo na resolução de problemas por exemplo, pode provocar facilmente a ilusão da fluência, seu amigo sabe e você acredita que quem sabe é você.

Leia o capítulo após a aula. Outra forma de perder tempo. Revisando logo depois, também, vai dar a impressão de saber mais. Espere até o dia seguinte.

Estude sempre no mesmo lugar e mesma hora. Isso não está ligado a ilusão da fluência, mas ao branco. Você se acostuma com tudo certo e igual na hora de estudar e no dia do concurso… ops, tudo diferente… cadê o conhecimento que estava aqui?

O que devemos fazer então?

Bom estudar em lugares diferentes e diferentes condições ajuda a evitar o branco, mas quanto a ilusão da fluência?

Para não cair no engano de acreditar que já sabe tudo:

– Escreva com suas palavras o que entendeu, sem olhar o material;

– Crie mapas mentais apenas lembrando o que leu;

– Ensine um amigo, falando com suas palavras;

– Pergunte a sim mesmo sobre o texto e veja se sabe responder (pode ir criando as perguntas a medida que lê);

As idéias acima são o que chamamos de revisão ativa.

Trata-se de revisar o conteúdo, mas buscando dentro da sua mente e não no material.

Uma excelente maneira de fazer a revisão ativa é com flashcards, de um lado a questão, do outro a resposta, você olha um lado e tenta lembrar o que está do outro lado, muito simples. Usando as revisões espaçadas, como explico em meu livro Mnemônica, você só volta ao flashcard quando já está quase esquecendo, provoca o cérebro novamente e só quando necessário, sem ficar horas revisando coisas que lembra com facilidade.

A revisão ativa e o espaçamento entre as revisões podem fazer milagres, pois além de provocarem seu cérebro, o que é excelente para a memorização, também evitam o desperdício de tempo, evitando retorno a itens que ainda estão fresquinhos na memória.

Espero ter ajudado e bons estudos.

Sumário
Ilusão da Fluência, já ouviu falar?
Nome
Ilusão da Fluência, já ouviu falar?
Descrição
Ilusão de Fluência é como os psicólogos chamam a ilusão, inerente a mente humana, criada quando uma coisa é fácil de lembrar. Veja como evitar.
Autor
Autor
A Arca.com
Logo

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja bem vinda, bem vindo!

Assine nossa lista  e, além de receber nossa newsletter com as novidades do site,
Ganhe 2 E-books Grátis:

Escreva Seu Livro
  • Escreva Seu Livro, o passo a passo para começar hoje mesmo!
  • 28 Mapas Mentais com as regras de ortografia e gramática, que todo estudante deveria saber!

Sucesso na inscrição!

Ocorrou um erro ao tentar encaminhar seu pedido. Por favor, tente novamente.