Cientistas transmitem energia elétrica, sem fio.

BBC Brasil
Imagem: Em experimento, lâmpada foi acesa a dois metros da fonte de energia.
Um futuro livre do emaranhado de fios e cabos necessários para ligar aparelhos eletrônicos parece estar mais próximo.
Cientistas americanos conseguiram transmitir com sucesso eletricidade entre dois aparelhos sem o uso de cabos ou fios.
No experimento, realizado por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e relatado na revista cientí­fica Science, foi acesa uma lâmpada de 60W localizada a dois metros de distancia da fonte de energia.
Segundo os cientistas, essa tecnologia, chamada de “WiTricity” em inglês (ou eletricidade sem fio, em tradução livre), se vale de elementos básicos da fí­sica e pode ser usada em outros aparelhos, como laptops.
“Não há nada nessa tecnologia que impedisse que fosse inventada 10 ou 20 anos atrás”, afirmou o professor John Pendry, do Imperial College London, que assistiu aos testes.
O professor Moti Segev, do Israel Institute of Technology, considerou o experimento “realmente pioneiro”.
A equipe de cientistas já havia desenvolvido uma teoria a respeito dessa tecnologia em 2006, mas esta foi a primeira vez que foram feitos experimentos.

O sistema funciona criando um campo magnético entre duas bobinas de cobre, uma na fonte de energia e outra no aparelho eletrônico (a lãmpada, no caso do experimento).
A lâmpada foi acesa mesmo quando foram colocados objetos entre ela e a fonte de energia.
Segundo os pesquisadores, o sistema se utiliza do princí­pio da ressonância, que faz com que um objeto vibre com a energia de uma determinada freqí¼ência.
Quando dois objetos têm a mesma ressonância eles trocam energia sem afetar os outros objetos ao redor.
No experimento, foi explorada a ressonância de ondas eletromagnéticas de baixí­ssima freqí¼ência.
De acordo com o professor Pendry, o uso de ondas eletromagnéticas de baixa freqí¼ência também garante a segurança do sistema, que não apresenta riscos significativos í  saúde humana.
Os cientistas chegaram a se posicionar entre a fonte de energia e a lâmpada para provar que era seguro, apesa de ainda não se ter estudos sobre possí­veis efeitos de longo prazo.

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.