imagem E-book GRÁTIS Mostra Como Escrever Seu Livro!

Cadastre-se e receba o e-book completamente grátis, com a fórmula do sucesso de histórias como Rei Leão, Matrix, Star Wars, Harry Potter e tantos outros livros e filmes. Comece AGORA! E realize seu sonho de escrever e publicar, seu livro!

Os 10 Pecados Mortais na Narração!

Os 10 Pecados Mortais na Narração!Neste artigo vou te mostrar Os 10 Pecados Mortais na Narrativa de Aventura. Uma lista de coisas que você tem que saber, antes de começar a escrever.

Antes de tudo, vou te indicar um infográfico simples, que mostra os passos da jornada do herói, uma estrutura que aparece a milhares de anos em histórias da mitologia, em filmes, séries, livros…

Em outro post, vamos falar da jornada. Ela é a estrutura, por trás dos grandes sucessos do cinema. Matrix, Star Wars, Rei Leão… e tantos outros.

1. Uso e mau uso das palavras

Atenção para a repetição de palavras. Troque, nomes por pronomes. Fique atento ao significado das mesmas.

2. Uso de clichês na Narrativa de Aventura

Clichê é a repetições de ideias, palavras ou expressões que de tanto usadas já não tem significado. Deixam o texto mais pobre.

3. Falta de coerência

Uma narrativa de aventura é uma sequência de acontecimento que ocorrem num espaço e tempo determinados. Partindo disso, temos que um importante fator a considerar é a coerência. Uma analogia que se encontra na literatura é entre o texto e um tapete. Para ser belo o tapete tem que estar completo, os desenhos têm que se completar. Assim é o texto. Ele deve ser visto como um todo coerente. Uma parte deve dar sustentação a outra. Não devemos deixar situações mal resolvidas, mal explicadas. Isso dá impressão de falta de cuidado, ou pressa.

4. Personagens planos

Os personagens são de uma forma ou outra, como seres humanos, mesmo nas fábulas, onde os animais ficam a frente, eles representam facetas da personalidade humana, imitam pessoas do mundo real e devem ter traços marcantes. Devem ter características que nos façam desejar o bem, o mal, a vitória ou derrota,  que nos levem ao envolvimento emocional. É assim que cativamos o  leitor.

Uma boa dica é usar traços que se destaquem, um desvio de conduta, como um herói que não é tão honesto assim, como Han Solo, em Star Wars. Um herói alcoólatra ou um vilão que tem alguma qualidade.

5. Ambientação fraca ou ausente

Um problema muito sério e complicado para o iniciante é a caracterização do ambiente onde se desenrola uma história. Não é preciso ser muito detalhista, mas há que se tomar cuidado para o ambiente não ficar vazio, sem cor, sem cheiro… Por exemplo, se uma sena se desenrola num determinado local ermo, mais do que escrever, num local ermo, o escritor deve através da descrição de algumas características, levar o leitor a concluir que é assim. Descrevendo o caminho que leva até lá ou como é silencioso, mesmo numa hora movimentada do dia…

6. Excesso de adjetivos

Obviamente temos que usar adjetivos para fazer uma descrição, mas temos que saber priorizar os mais relevantes, distribui-los ao longo da narrativa evitando uma enxurrada dos mesmos num único trecho.

7. Escrita circular

Temos que evitar escrever em forma circular, voltando sempre ao mesmo ponto, com os mesmos argumentos. Deve-se escrever o necessário e só. O leitor se aborrece com uma história que não sei do lugar, que não mostra nada de novo.

8. Começo, meio e fim

Nem precisaria (será?) falar deste item, mas nunca é demais deixar isso bem claro.

O bom texto narrativo deve ter começo, meio e fim, porém não é necessário que seja sempre nessa ordem. E o final pode ser aberto, para que o leitor, interagindo com a história e de acordo com os seus conceitos o torne fechado. Eu particularmente não gosto de finais abertos. Acho decepcionante ler uma história e ao chegar ao fim, deparar-me com uma incógnita, uma visão aberta do que será. Para mim isso é trabalho do autor, mas isso é uma posição pessoal.

9. Esquecendo uma personagem

Esse não tem o que explicar. É imperdoável citar uma personagem e depois simplesmente esquecê-la, não trazê-la à história para que se desenvolva, para fazer sua parte.

É claro que podemos ter personagens que se encerram em uma sena, não podemos é começar a contar a história de um deles e depois abandoná-lo.

10. Esquecer de escrever

O pior dos pecados (o meu). Pensar em escrever, falar em escrever, sonhar com escrever… e nunca escrever.

Escreva, escreva sempre. Só escrevendo desenvolvemos nossa habilidade.

Grande abraço.

Conta pra gente como é sua experiência com a narração.

Qual é seu objetivo com a escrita?

Compartilhe com algum amigo que você pensa que também pode aproveitar este artigo.

imagem E-book GRÁTIS Mostra Como Escrever Seu Livro!

Cadastre-se e receba o e-book completamente grátis, com a fórmula do sucesso de histórias como Rei Leão, Matrix, Star Wars, Harry Potter e tantos outros livros e filmes. Comece AGORA! E realize seu sonho de escrever e publicar, seu livro!

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.