Dicas Sobre Diálogos.
DIÁLOGOS:
Definição: Forma oral e/ou escrita em que se comunicam duas ou mais personagens com um intercambio de informações.
Importância:
– Mudar o ritmo;
– Revelar acontecimentos;
– Simplificar explicações;
– Mostrar certos aspectos dos personagens (ferramenta que ajuda a caracterizar).
Estilos:
Direto: O narrador diz exatamente o que foi dito pelos personagens, pode ser acompanhado do que pensam ou fazer, isolado por —;
Indireto: O narrador conta, com suas palavras o que os personagens disseram, seleciona o que pé importante ou não. Demonstra de maneira menos clara as emoções que sentiram;
Indireto livre: Se inserem na narrativa as falas como foram proferidas, sem isolamento por travessão, isso provoca em alguns momentos que o narrador e personagens se fundam e confundam.
Conselhos de redação:
– Pensar no OBJETIVO do dialogo e no que deve transmitir cada personagem;
– Lembrar:
– Qual informação se quer passar;
– Qual a finalidade do diálogo;
– Quais aspectos refletir da trama e dos personagens.
– Reflita sobre o dinamismo dos diálogos da vida real:
Geralmente nos diálogos reais não se usa frases muito longas;
Sem considerações muito elaboradas em que só um fala;
A troca de informações deve ocorrer com fluidez e certa velocidade.
– Não divague (simplifique). Os diálogos não devem ser exatamente iguais aos da vida real, não crie diálogos com muitas interrupções desnecessárias, selecione o que é importante e faça com que sejam o mais auto-explicativos possível. Se na fala podemos notar que o personagem está bravo, não é necessário dizer. O narrador pode ajudar, mas somente quanto necessário.
– Diferencie bem a cada interlocutor, com o travessão e as explicações do narrador. Varie os verbos de elocução mas sem exageros, use outros apenas para não exagerar no disse, ou falou.
Pontuação:
Cada intervenção começa com o travessão — (ATL+0151);
Não há espaço entre o travessão e a primeira letra;
Nunca se termina com travessão, cada intervenção terminará com a pontuação adequada;
Temos um artigo especial, só para tratar do travessão: Aprenda a Usar o Travessão de Diálogo, pois é um assunto bastante complexo.
Os esclarecimentos do narrador também ficam entre travessões, após a fala se deixa um espaço antes do travessão, e se começa com minúsculas.
O ponto que viria ao final da frase na fala, será posto após o travessão que conclui os esclarecimentos do narrador, salvo se for uma interrogação, exclamação ou reticências, nesse caso vai antes e depois do travessão que encerra os esclarecimentos do narrador um ponto. Se a frase acabou, após os esclarecimentos não haverá travessão, senão apenas um ponto.
tenho varias teorias que gostaria de colocar em escrito e não escrevo bem tem muito tempo que não estudo portugues para iniciar gostaria de escrever como construir um óvni
e nao quero colocar meu nome celio Martins e vou usar Sergio Martins
Mãos à obra. Mas pelo comentário eu indicaria um estudo rápido sobre pontuação e uso da vírgula, antes de começar. Sem isso o texto acaba ficando confuso.