Travessão no Teclado
O travessão é um sinal de pontuação, diferente do hífen, que é um sinal gráfico. Veja como obter o travessão no teclado.
Não se deve confundir o hífen com o travessão, nem utilizar um pelo outro.
O travessão no teclado
Em teclados que não possuem uma tecla específica para o travessão (—), o qual é mais extenso que o hífen (-), ao menos no microsoft word, tem-se o travessão combinando-se as teclas ctrl + alt + traço do teclado numérico, ou se pode conseguir um travessão, teclando-se Alt + 0151.
Como explicado, o travessão (—) é um sinal de pontuação. Ele é usado especialmente no início de cada fala no discurso direto, porém existem outras maneiras de uso. Ele pode substituir vírgulas ou parênteses. Vejamos:
No Discurso Direto
- Introduzir a fala de cada interlocutor;
- Intercalar, discurso direto e indireto;
- No lugar dos dois pontos.
No Aposto
- Duplo travessão: para isolar partes de frases expicativas.
Nos diálogos, o travessão serve geralmente para indicar tanto as intervenções ou falas dos personagens (travessões de diálogo), como os comentários do narrador, enunciados com os chamados verbos de elocução.
No primeiro caso, o travessão vai colado à letra inicial da palavra com a qual se começa a fala do personagem, sem haver comentário do narrador no mesmo período.
No segundo caso, vai precedido de um espaço quando começa o comentário do narrador, que é constituído de algum verbo de elocução, e seguido de espaço novamente quando termina o dito comentário (note-se que nesse segundo caso, os travessões são empregados quando o comentário do narrador encontra-se dentro da fala).
Para saber tudo sobre o uso do travessão em diálogos, leia O Uso do Travessão em Diálogos.
Espero que como obter o travessão no teclado tenha ficado claro.
Se gostou, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário pra gente. Sua opinião é muito importante.