Pin It

Os Axiomas de Zurique

indinheiradoPessoal, há várias formas de negociar. Várias estratégias, análises e tudo mais, mas há certas regras, que se seguidas, podem nos ajudar a errar muito menos e acertar muito mais.
O que isso significa?
Ganhar mais dinheiro.
No mercado, não temos como acertar sempre. O pulo do gato é maximizar os ganhos e minimizar os prejuízos. É assim que se GANHA. Difícil é aplicar!

Eu, certa vez, estava negociando com uma mini-conta de 10 dólares.

Vou abrir um parentese para uma explicação:

Como o mercado FOREX é alavancado, com 10 dólares, pode-se negociar até 10.000 dólares. Parece loucura, mas é isso mesmo. Negociar alavancado 100/1 é violento (tem corretora que permite até 500/1), com uma variação de 0,5% no par negociado, você tem 50% de lucro ou prejuízo, mas atenção: Nenhuma corretora está no mercado para ter prejuizo, portanto eles colocam uma trava, de maneira que o seu prejuízo nunca será maior do que o dinheiro que você depositou.
Ex: se você mandou 10 dólares, aplicou tudo comprando no par EURUSD (Euro x Dóral) e o euro cair 1%, vejamos 10 dólares a 100/1, você comprou 1000 dólares e 1% de 1000 dólares?
Resposta: 10 dólares, seu dinheiro acabou, a corretora encerra automaticamente a operação e você perdeu. Se logo a seguir, o Euro subir 2%, o que daria 200% de lucro, ou 20 dólares, não adianta mais, pois sua posição já foi encerrada. Por esse motivo é interessante trabalhar menos alavancado, o que pode ser feito optando por uma alavancagem menor no momento de abrir a conta, ou não aplicando tudo.
Essa dica é um ponto, dos tratados pelos Axiomas de Zurique.
Siga-os e ganhará dinheiro.

Voltando a minha historinha ilustrativa. Estava negociando com uma conta que abri com 10 dólares. Para ter mais chances de ganhar (menos), porem aprender mais, tendo em vista que mesmo errando a conta duraria um pouco mais. Estava fazendo trades de 5 dólares cada. Mas, contrariando os axiomas, depois de uns 5 trades de sucesso, pensei: “estou perdendo tempo assim, poderia ter ganho muito mais” e então meti todo o capital num único negócio.

Conversando com meu pai pelo MSN e informando-o: 30% de lucro em 5 minutos… 40%… se chegar a 50 % eu fecho…

Não vou entrar em todos os detalhes, mas concluindo, cheguei a estar com um lucro de 8 dólares, sobre 10 investidos e num trade de uns 15 minutos, mas só fechei o trade com lucro de 30%. E só para concluir, a empolgação foi tanta que no dia seguinte perdi o lucro desse trade e o capital de 10 dolares.

Tudo isso por não seguir os axiomas.

São doze axiomas maiores e vários menores que derivam dos maiores. Recomendo a todos, pois ele não diz o “politicamente correto”, ele diz como ganhar dinheiro! A métrica do livro é enunciar o axioma, descrevê-lo, algumas histórias pitorescas e por fim a estratégia especulativa para não cair na (des)graça do axioma.

Vou colocar aqui os maiores. No próximo post esmiuço o assuno e coloco os axiomas menores. Vale a pena ler o livro, mas nunca se prenda demais. Conheci um sujeito que leu “Pai Rico, Pai Pobre” e agora pensa que estudar não adianta, diz que vai instruir o filho a guardar o que gastaria na escola para investir…

Na minha opinião: Um estúpido!

Os Axiomas de Zurique:

PRIMEIRO GRANDE AXIOMA: DO RISCO

Preocupação não é doença, mas sinal de saúde. Se você não está preocupado, não está arriscando o bastante.

SEGUNDO GRANDE AXIOMA: DA GANÂNCIA

Realize o lucro sempre cedo demais.

TERCEIRO GRANDE AXIOMA: DA ESPERANÇA

Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o.

QUARTO GRANDE AXIOMA: DAS PREVISÕES

O comportamento do ser humano não é previsível. Desconfie de quem afirmar que conhece uma nesga que seja do futuro.

QUINTO GRANDE AXIOMA: DOS PADRÕES

Até começar a aparecer ordem, o caos não é perigoso.

SEXTO GRANDE AXIOMA: DA MOBILIDADE

Evite lançar raízes. Elas tolhem seus movimentos.

SÉTIMO GRANDE AXIOMA: DA INTUIÇÃO

Só se pode confiar num palpite que possa ser explicado.

OITAVO GRANDE AXIOMA: DA RELIGIÃO E DO OCULTISMO

É improvável que entre os desígnios de Deus para o Universo se inclua o de fazer você ficar rico.

NONO GRANDE AXIOMA: DO OTIMISMO E DO PESSIMISMO

Otimismo significa esperar o melhor, mas confiança significa saber como se lidará com o pior. Jamais faça uma jogada por otimismo apenas.

DÉCIMO GRANDE AXIOMA: DO CONSENSO

Fuja da opinião da maioria. Provavelmente está errada.

DÉCIMO PRIMEIRO GRANDE AXIOMA: DA TEIMOSIA

Se não deu certo da primeira vez, esqueça.

DÉCIMO SEGUNDO GRANDE AXIOMA: DO PLANEJAMENTO

Planejamentos a longo prazo geram a perigosa crença de que o futuro está sob controle. É importante jamais levar muito a sério os seus planos a longo prazo, nem os de quem quer que seja.

A expressão axioma tem dois significados possíveis, segundo o livro. O filosófico, que define o termo como a premissa imediatamente evidente que se admite como verdadeira sem exigência de demonstração, e o lógico, que define axioma como a proposição que se toma como verdadeira porque dela se podem deduzir as proposições de uma teoria ou de um sistema lógico ou matemático.

As indicações do livro funcionam como o segundo tipo, como dogmas que devem ser seguidos à risca por quem pretende acumular rentabilidade.

O livro vem recheado de histórias ilustrativas para cada axioma. Volto logo com mais dicas de como fazer nosso dinheiro dar os devidos frutos.

Veja também:

Compartilhe:

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

2 comentários em “Os Axiomas de Zurique

  • 8 de julho de 2009 em 14:27
    Permalink

    Olá.
    Obrigado pelo comentário.
    Vou guardar seu mail.
    Pretendo implementar o FEED via email, via feedburner.
    Abraço.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *