Nasa vai procurar o planeta de Spock

G1
Nada como um pouquinho de marketing para alegrar os planos espaciais da Nasa. A agência espacial americana acaba de fazer um anúncio no mí­nimo inusitado — descobriu que uma de suas futuras missões teria a capacidade de encontrar o planeta Vulcano, lar de Spock, o personagem de orelhas pontudas da série de TV “Jornada nas Estrelas”.

Claro que, para ser encontrado, ele vai precisar estar lá. Segundo o criador de “Jornada”, Gene Roddenberry (1921-1991), Vulcano orbitaria uma estrela anã alaranjada chamada 40 Eridani A, a maior de um trio estelar, a 16 anos-luz daqui.

Para fazer essa busca, a Nasa conta com uma missão chamada SIM PlanetQuest — que, por conta de cortes no orçamento da agência espacial, foi adiada indefinidamente e não deve ser lançada antes da próxima década.

SIM é a sigla inglesa para Missão Espacial de Interferência. Trata-se de um satélite que usará um fenômeno caracterí­stico das ondas de luz: ao se encontrarem, elas podem “interferir” umas com as outras, ora reforçando-as, ora reduzindo-as. A idéia é usar a técnica para conseguir enxergar a luz diminuta de planetas fora do Sistema Solar.

Claro que nem valeria a pena buscar o mundo de Spock caso 40 Eridani A não pudesse ter um planeta assim. Mas, segundo o astrofí­sico Sean Raymond, da Universidade do Colorado em Boulder, a barra está limpa para a existência de Vulcano — ao menos em teoria. “Como os três membros do sistema estelar estão longe uns dos outros, eu não vejo razão que impedisse a formação de um planeta com a massa da Terra”, disse ele, em nota da Nasa.


Concepção artí­stica do satélite SIM PlanetQuest (Foto: Nasa)
Como a estrela é um pouco menor do que o Sol, esse hipotético planeta, para ser habitável, precisaria estar mais próximo dela — cerca de 60% da distãncia Terra-Sol, que é de cerca de 150 milhões de quilômetros. Na prática, isso quer dizer que um ano em Vulcano duraria aproximadamente seis meses terrestres.


Comparação entre a zona habitável ao redor do Sol (onde está a Terra) e a do planeta hipotético de 40 Eridani A
Pelos cálculos de Angelle Tanner, do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), a SIM poderia detectar esse mundo hipotético, fazendo uma “fotografia” rudimentar dele. Para um mapeamento mais completo, seria preciso esperar pelo lançamento de outra missão, chamada TPF (Localizador de Planetas Terrestres), que deverá vir depois dela.


O Sr. Spock bem que precisa de um bronzeado… (Foto: CBS/Divulgação)
Em tom de brincadeira, Tanner até especula como poderiam ser os habitantes de Vulcano — pálidos é a resposta. “Uma estrela anã K emite luz em comprimentos de onda que são mais avermelhados do que os do Sol, então eu fico imaginando se é mais difí­cil se bronzear lá”, diz.

Os resultados da simulação conduzida por Tanner serão submetidos para publicação da revista da Sociedade Astronômica do Pací­fico, nos Estados Unidos.

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.