Pin It

Conexão Banda Larga (sem fio e GRATIS)

FON é a maior rede wi-fi (sem fio) grátis ( hotspots grátis) do mundo e consegue ser assim, pois adota a filosofia de software livre aplicada aos serviços e potencializa a rede social da internet, que é infinita. Realmente, uma revolução!

Quantos são os routers wi-fi esparramados pelo mundo em vários escritórios e casas? E o que aconteceria se cada um de nós, ao invés de limitar a conexão de internet ao próprio computador deixa-se a compartilhada a outros usuários?
Benvindo a FON, a maior reder de wi-fi gratuita gerenciada pelos próprios usuários.

O logotipo do Movimento FON

Fon é um projeto nascido na Espanha, e é uma idéia muito simples! Deixar disponí­vel a própria conexão wireless, seja a da sua casa ou do escritório, disponí­vel para ser utilizada por outras pessoas.

í‰ um conceito super simples de que cada ponto wi-fi, paricipante do projeto, constitui um nó de conexão em uma rede wireless grátis ( hotspots grátis) cujos membros podem utilizá-los.
Este conceito é uma filosofia open source, um verdadeiro serviço criado por todos usuários e que todos os usuários podem usar sem gastar nada.

Imagine só quantas grandes inovações podem ser compartilhadas nesta rede social gratuita. Só para citar alguns exemplos: telefonia por VoIP ( voz pela internet), TV pela internet sob demanda e os podcasts.
Se o projeto for avanti imagine só o poder que teria para difundir e ou gerenciar informações, e serviços, a todos os usuários do FON.

Como se tornar um FONERO

O projeto prevê três ní­ves de participação
O primeiro consite em disponibilizar a própria conexão e ao mesmo tempo usar da conexão de outros.
O segundo ní­vel prevê a utilização da conexão dos outros sem que você tenha que dividir o próprio hotspot, desde que você pague por uma cota de utilização ao custo de 5 dólares ( aproximadamente 11,50 reais).
O terceiro prevê a concessão do seu próprio hotspot sem que você faça uso da conexão dos outros. No momento, ainda não se receberia nada por isto mas não está discartada a hipótese que você possa receber por disponibilizar teu ponto wireless ( da sua conexão de banda larga sem fio).
Poucos meses depois da abertura do projeto já existe 10.000 assinantes do serviço com um incremento médio de 1.500 novos hotspots FON por mês.
Hotspots disponí­veis no Brasil, Espanham, Argentina, França, USA e Itália.

Verifiquei alguns endereços no Brasil, e existem muitos em várias grandes cidades brasileiras.
Em breve, vou testar um hotspot da FON e retorno aqui para contar como foi esta experiência.

O que é necessário para aderir ao projeto

Para que você disponibilize a sua própria conexão wifi e torne-se um HOT SPOT da rede FON, é necessário instalar no seu router wireless um programa da FON.
E aqui, chegamos a segunda parte desta notí­cia maravilhosa. A empresa que coordena o projeto oferece routers wireless já configurados com software FON a um preço muito baixo, ao custo de 25 euros.

Caso você mesmo queira configurar seu router wireless, como um Linksys WRT54G, basta instalar o software FON que alterará o firmware do seu router.

O interesse dos gigantes do setor

Martin Varsavsky, fundador do projeto de banda larga wi-fi FON, anunciou recentemente que o
Google e o Skype demonstraram interese no projeto oferencendo um finaciamento de 18 milhões de euros.

Comenta-se que esta iniciativa já provoca reações negativas nos ISP ( TELECOM ITALIA, WIND, TISCALI, etc) pois isto roubaria seus clientes. Logo logo deverá aparecer sansões das telecoms contra isto

O usuário é quem deveria decidir se deixa a própria conexão aberta ou não, independentemente do fato de ele ter assinado um contrato restritivo, no qual ele não pode dividir sua conexão de banda larga com outro lugar ou pessoas.

Porém, tenho certeza que quando o fenômeno FON estiver bem difundido haverá a interpretação, declarada ou não, de que o usuário não poderia abrir sua conexão e as TELECOMS, consequentemente punirão estas pessoas já que elas prejudicam os seus mega negócios.
í‰ fácil relembrar a briga entre grandes empresas de TV e os sites coolstreaming.it e calciolibero.com, que aconteceu recentemente na Itália.

Será que acontecerá a mesma coisa, nós usuários venceremos? Ou, nossos caros provedores de acesso (SPEEDY, VIRTUA, VELOX, etc) ganham esta disputa e nos exploram novamente? Ou entao, melhor ainda, não serão tão tolos e farão como fizeram o Google e o Skype, abraçam o projeto FON…

Links úteis:
Home page do projeto
O blog oficial do FON
Detalhes técnicos da Apogeo Online

Veja também:

Compartilhe:

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

3 comentários em “Conexão Banda Larga (sem fio e GRATIS)

  • 4 de janeiro de 2009 em 10:12
    Permalink

    temos que melhorar,não podemos desistir!, quero participar do programa. Obrigado!

    Resposta
  • 8 de janeiro de 2009 em 09:21
    Permalink

    acredito na ideia kero participar ^^

    Resposta
  • 11 de julho de 2010 em 07:32
    Permalink

    TAMBÉM QUERO PARTICIPAR DO PROJETO.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *