fbpx
imagem E-book GRÁTIS Mostra Como Escrever Seu Livro!

Cadastre-se e receba o e-book completamente grátis, com a fórmula do sucesso de histórias como Rei Leão, Matrix, Star Wars, Harry Potter e tantos outros livros e filmes. Comece AGORA! E realize seu sonho de escrever e publicar, seu livro!

Como Começar uma Crônica

Compartilhe:
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notei uma grande procura por como começar uma crônica, então vamos lá.

Ao terminar de ler este texto, você saberá:

        • O que é uma crônica;
        • Como escolher um tema para sua crônica;
        • Como começar uma crônica.

Vá até o fim. Tenho certeza que vai gostar!

Tenho outro artigo, mais geral, sobre Como Fazer uma Crônica, dá uma olhada.

Afinal, o que é crônica?

O nome vem de um deus grego chamado “Chronos”. Ele controlava o tempo e, ao mesmo tempo era a personificação dele, eterno e imortal.

Pelo nome a gente já pode ter uma ideia, de que ela está ligada ao tempo. Ela trata de problemas do nosso tempo, do dia a dia.

Outra característica marcante é o ponto de vista pessoal. Ela está aí pra gente falar diretamente com o leitor. É como uma conversa de bar, onde você conta algo que aconteceu pela manhã e comenta.

Ela costuma ser cheia de adjetivos, humor e ironia. É uma mistura de jornalismo e literatura. Podemos escrever a crônica em primeira ou terceira pessoa, lembrando sempre que a primeira pessoa nos aproxima ainda mais do nosso alvo, o leitor.

Podemos incluir personagens e o podemos usar o discurso direto, com o travessão e as falas, onde se coloca de forma literal as falas das personagens, quando pode até ficar difícil diferenciar a crônica de um pequeno conto.

Existem várias categorias de crônica: humorística, narrativa, literária, argumentativa, lírica, jornalística, filosófica e os ensaios. Mas essa classificação não é tão importante e não deve engessar você na hora de criar. Serve mais para exemplificar como a crônica é abrangente e versátil.

Características

A crônica se caracteriza, como já comentei em um texto curto, do cotidiano e expressa o nosso sentimento pessoal sobre o assunto.

Mas afinal: como começar uma crônica?

Para começar uma crônica, antes de tudo você tem que saber sobre o que vai escrever.

Escolha algo que aconteceu, alguma coisa que viu no noticiário e te chamou a atenção e comece a escrever, não tem mistério.

Uma introdução simples ao tema, como, por exemplo:

“Hoje, mal acordei e a TV já jogou em cima de mim, um caminhão de notícias assassinas…”

Depois você conta o que é, desenvolve um pouco sobre e não precisa ser sobre a notícia, neste exemplo, pode ser pelo fato de ser acordado com esse tipo de notícia, vá ao ponto que te incomodou, que mais mexeu com vocês.

Em seguida exponha a sua sacada pessoal, que torna a crônica uma crônica.

Muito importante, para saber escrever uma crônica é ler muitas crônicas, de vários autores e estilos.

Agora com a Internet não tem desculpa. É só procurar. Leia: José Simão, Millôr Fernandes, Luis Fernando Veríssimo, Clarice Lispector… É só ter vontade.

Então, gostou deste assunto? Comenta aí. Se ficou alguma dúvida, pergunta!

Gostaria que eu falasse mais, ou abordasse outro ponto de vista?

Compartilha nas redes sociais. Ajuda a gente!

imagem E-book GRÁTIS Mostra Como Escrever Seu Livro!

Cadastre-se e receba o e-book completamente grátis, com a fórmula do sucesso de histórias como Rei Leão, Matrix, Star Wars, Harry Potter e tantos outros livros e filmes. Comece AGORA! E realize seu sonho de escrever e publicar, seu livro!

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.