Planos de saúde cobrirão vasectomia e laqueadura a partir de abril

Quarenta e dois milhões de brasileiros podem se beneficiar, a partir do dia 2 de abril de 2008, com os novos serviços que os planos de saúde são obrigados a cobrir. As mudanças valem para todos os planos individuais e de grupo contratados a partir de 99.

Pelas novas regras os planos de saúde serão obrigados a oferecer cirurgias como vasectomia, laqueadura de trompas, videolaparoscopia e o chamado auto transplante de medula óssea.
Também passam a ser cobertos pelos planos o fornecimento e colocação de Dispositivo Intra Uterino (DIU), mamografia digital e exames de DNA para tratamento de doenças genéticas.

Os segurados terão direito ainda a uma sessão por mês com psicólogos e até seis consultas por ano com terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e nutricionistas.

Eliane Bezerra teve que pagar recentemente R$ 120 de consulta com nutricionista, apesar de ter plano de saúde há 20 anos. Ela gostou das mudanças. “Para mim é excelente. Eu vou utilizar todo mês porque eu realmente tenho interesse de fazer um controle alimentar e já que o plano vai cobrir eu não vou perder essa oportunidade”.

Esses novos serviços começam a valer a partir do dia 2 de abril. De acordo com a agência que regula o setor, não há como impedir aumento de preços para os novos contratos. Mas para quem já tem plano de saúde, a ampliação da cobertura obrigatória não pode representar aumento na mensalidade.

O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Fausto Pereira, lembra que o reajuste anual dos planos começa em maio. Mas afirma que as mudanças não vão afetar o equilí­brio financeiro dos contratos. “Em relação aos contratos que já estão em vigor não tem nenhuma mudança. Em relação aos novos contratos, ai é livre para as empresas”, disse. [G1]

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

One thought on “Planos de saúde cobrirão vasectomia e laqueadura a partir de abril

  • 2 de abril de 2008 at 00:02
    Permalink

    í‰ assim que começa a mudança, na sáude, bem que pode melhorar mais. Mas sei que vai chegar lá, so precisa de mais profissionais da sáude, para trabalhar com amor no seu seviço e não por dinheiro, como muito ainda fazem por aí­.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.