Pin It

Descoberta a luz sólida

descoberta_a_luz_solidaInovação Tecnológica
Pesquisadores das universidades de Melbourne, Austrália, e Cambridge, Inglaterra, desenvolveram uma nova teoria que mostra que a luz pode se comportar como um sólido. “A luz sólida irá nos ajudar a construir a tecnologia deste século,” diz o Dr. Andrew Greentree.

Ao invés de utilizar as ferramentas tradicionais encontradas nos laboratórios de óptica, os cientistas tiveram que empregar técnicas comumente utilizadas para estudar a matéria.
Luz sólida

“Fótons de luz sólidos repelem-se mutuamente como acontece com os elétrons. Isto significa que nós podemos controlar os fótons, abrindo as portas para novos tipos de computadores mais rápidos,” diz o cientista.

No trabalho, os cientistas demonstram teoricamente como projetar a “transição de fase” dos fótons, fazendo-os passar do comportamento de sólido – quando eles interagem entre si como os elétrons – para o comportamento de onda tradicional da luz – na qual os fótons não interagem entre si.

“Normalmente os fótons fluem livremente mas, nas condições corretas, eles se repelem, e formam um cristal,” diz Greentree.

A nova teoria cria um campo totalmente novo de pesquisa, fazendo uma interseção entre a óptica e a fí­sica da matéria condensada. Agora, os pesquisadores experimentalistas vão começar a estudar a nova teoria para descobrir formas de testá-la na prática.

Veja também:

Compartilhe:

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *