Pin It

10 Estratégias de Manipulação

iman-1459322_640Não é novidade e muitos cientistas já avançaram bastante nas pesquisas, mas a manipulação da mente humana sempre atrai muita curiosidade.
Além dos psicólogos, há muitos interessados no controle da mente:
governos, grupos de interesse privado, a mídia em geral, igrejas e seitas, partidos políticos, empresários, indústrias, elites e países inteiros.

Todos querendo dominar as massas para obter vantagens próprias.

Noam Chomsky, linguísta, filósofo e professor do MIT, nos EUA, resumiu a “manipulação da mente humana pela mídia de massa” em uma lista de 10 estratégias macabras que são verdadeiras “armas silenciosas usadas em guerras tranquilas”.

Descubra a quais delas você já sucumbiu e interrompa a lavagem cerebral, imediatamente:

1 ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO

Consiste em manter as pessoas ocupadas com uma inundação constante de informações sobre coisas absolutamente inúteis e supérfluas, de modo a desviar a atenção dos assuntos relevantes para todo ser humano.

2 ESTRATÉGIA PROBLEMA>RAÇÃO>SOLUÇÃO

Consiste em criar um problema ou uma “situação” que provocará uma determinada reação nas pessoas para que, com o apoio popular, aprove-se cegamente a implantação de qualquer “solução” para o “problema” criado artificialmente.

3 ESTRATÉGIA DO CONTA-GOTAS

Consiste em introduzir medidas inaceitáveis aos poucos, por partes, durante alguns nos, de modo que as pessoas não se dêem conta de que algo absurdo está em pleno curso e não reajam contra aquilo.

4 ESTRATÉGIA DO ADIAMENTO

Consiste em empurrar para o futuro os “sacrifícios necessários nossos de cada dia”, de modo que algo absurdo, hoje, posa parecer razoável, amanhã, e aceito facilmente pelas gerações futuras, que não podem reagir.

5 ESTRATÉGIA DO DIALOGO INFANTIL

Consiste em tratar as pessoas como criança para obter delas a reação típica do público infantil, que é caracterizada pela ingenuidade, pela ausência de senso crítico, pela inconsequência dos próprios atos e pelo egocentrismo.

6 ESTRATÉGIA DO ENFOQUE EMOCIONAL

Consiste em abusar do apelo emocional para provocar um curto-circuito no mecanismo nacional do cérebro humano e para manipular o inconsciente, induzir o comportamento e implantar ideias, desejos, compulsões e medo na mente.

7 ESTRATÉGIA DA IGNORÂNCIA POPULAR

Consiste em promover a incapacidade popular de compreender as técnicas e os métodos
adotados para seu controle e escravidão garantidos pela baixa qualidade da educação, que mantém o status quo das desigualdades sociais.

8 ESTRATÉGIA DA MEDIOCRIDADE MASSIVA

Consiste em estimular a crença de que ser medíocre está na moda e que fazer papel de ignorante, vulgar e estúpido é o que todos fazem, então não resta outra alternativa além de fazer o mesmo, junto com os demais.

9 ESTRATÉGIA DA CULPA GENERALIZADA

Consiste em reforçar o sentimento de que as desgraças são todas oriundas de um único e exclusivo culpado: você mesmo! Em depressão e ocupadas com a culpa, as pessoas não reagem e aceitam tudo o que lhes é imposto, em silêncio.

10 ESTRATÉGIA DO SUPER CONHECIMENTO

Consiste em conhecer muito bem o comportamento e a mente humana, através da biologia, da neurobiologia e da psicologia aplicada e usar este conhecimento em vantagem própria para controlar e dominar as pessoas.

Created and Produced by Bia Simonasi Based on VisionesAlternativas.com.mx

Veja também:

Compartilhe:

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *