10 Estratégias de Manipulação

Muitos querem saber como manipular alguém, ou como se proteger da manipulação dos outros. Não é novidade e muitos cientistas já avançaram bastante nas pesquisas, mas a manipulação da mente humana sempre atrai muita curiosidade.
Além dos psicólogos, há muitos interessados no controle da mente:
governos, grupos de interesse privado, a mídia em geral, igrejas e seitas, partidos políticos, empresários, indústrias, elites e países inteiros.

Todos querendo dominar as massas para obter vantagens próprias.

Noam Chomsky, linguista, filósofo e professor do MIT, nos EUA, resumiu a “manipulação da mente humana pela mídia de massa” em uma lista de 10 estratégias macabras que são verdadeiras:

“armas silenciosas usadas em guerras tranquilas”.

Descubra a quais delas você já sucumbiu e interrompa a lavagem cerebral, imediatamente:

1 ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO

Consiste em manter as pessoas ocupadas com uma inundação constante de informações sobre coisas absolutamente inúteis e supérfluas, de modo a desviar a atenção dos assuntos relevantes para todo ser humano.

2 ESTRATÉGIA PROBLEMA>RAÇÃO>SOLUÇÃO

Consiste em criar um problema ou uma “situação” que provocará uma determinada reação nas pessoas para que, com o apoio popular, aprove-se cegamente a implantação de qualquer “solução” para o “problema” criado artificialmente.

3 ESTRATÉGIA DO CONTA-GOTAS

É aplicada, introduzindo medidas inaceitáveis gradualmente, por partes, durante alguns anos, de modo que as pessoas não se deem conta de que algo absurdo está em pleno curso e não reajam contra aquilo.

4 ESTRATÉGIA DO ADIAMENTO

Nesta, estratégia de manipulação das pessoas, se empurra para o futuro os “sacrifícios necessários nossos de cada dia”, de modo que algo absurdo, hoje, possa parecer razoável, amanhã, e aceito facilmente pelas gerações futuras, que não podem reagir.

5 ESTRATÉGIA DO DIÁLOGO INFANTIL

Consiste em tratar as pessoas como crianças para obter delas a reação típica do público infantil, caracterizada pela ingenuidade, pela ausência de senso crítico, pela inconsequência dos próprios atos e pelo egocentrismo.

6 ESTRATÉGIA DO ENFOQUE EMOCIONAL

Consiste em abusar do apelo emocional para provocar um curto-circuito no mecanismo nacional do cérebro humano e para manipular o inconsciente, induzir o comportamento e implantar ideias, desejos, compulsões e medo na mente.

7 ESTRATÉGIA DA IGNORÂNCIA POPULAR

Consiste em promover a incapacidade popular de compreender as técnicas e os métodos
adotados para seu controle e escravidão garantidos pela baixa qualidade da educação, que mantém o status quo das desigualdades sociais.

8 ESTRATÉGIA DA MEDIOCRIDADE MASSIVA

Consiste em estimular a crença de que ser medíocre está na moda e fazer papel de ignorante, vulgar e estúpido é o que todos fazem. Assim não resta outra alternativa além de fazer o mesmo, com os demais.

9 ESTRATÉGIA DA CULPA GENERALIZADA

Consiste em reforçar o sentimento de que as desgraças são todas oriundas de um único e exclusivo culpado: você mesmo! Em depressão e ocupadas com a culpa, as pessoas não reagem e aceitam tudo o que lhes é imposto, em silêncio.

10 ESTRATÉGIA DO SUPER CONHECIMENTO

Consiste em conhecer muito bem o comportamento e a mente humana, através da biologia, da neurobiologia e da psicologia aplicada e usar este conhecimento em vantagem própria para controlar e dominar as pessoas.

 

Penso ser bem evidente que não é nada ético utilizar essas técnicas para manipular alguém ou a um grupo, nem estas, nem quaisquer outros. O convencimento deve ser alcançado pelos argumentos e não pela forma como se faz o discurso, buscando esconder as verdadeiras intenções por detrás dos véus.

Estou certo que é fácil identificarmos várias, se não todas essas estratégias para manipular alguém ou as massas, aplicadas recentemente, infelizmente.

Se analisarmos os fatos de nossa história SUPER recente, com coragem, vamos descobrir que seguimos um caminho, acreditando que estamos no controle da situação, tomando as decisões, mas não é bem assim, não é mesmo?

Comente, compartilhe com os amigos, converse sobre o assunto.

Leia mais!

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.