Pin It

Entenda A Jornada do Herói em exemplos.

jornada-do-escritorVamos ver alguns exemplos da Jornada do Herói, aplicada.
Nem tudo se encaixa na Jornada do Herói tradicional, de Vogler, mas tudo está em consonância com a ideia e com a estrutura criadas por Joseph Campbell, em o Herói de Mil Faces.

Incidente provocador

Muitas vezes, separado e distinto do convite à aventura. Pode ser usado como uma ferramenta para apresentar o antagonismo Maior, o empurrão, a polarização.

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005), inicialmente o aparecimento de Voldemort no sonho de Harry.

Em Shrek (2001), os personagens estão sendo caçados.

Em Gran Torino (2008), as gangues antagonizando com Thao.

Mundo comum

Quando aprendemos detalhes cruciais sobre o herói, sua natureza ou sua verdade, capacidades…

Em Gladiador (2000), Maximus em sua caminhada esperando sentir novamente, a grama alta.

Em Guerra dos Mundos (2005), encontramos Ray Ferrier no trabalho e em casa.

Em Annie Hall (1977), Alvie Singer se preocupa com tudo em Nova York.

Em Um Tira da Pesada (1984), Axel é um policial em Detroit.

Chamado à Aventura

Quando o herói é empurrado ou puxado para fora do mundo ordinário. Muitas vezes, interposto por um arauto. Muito acontece aqui:

Em Matrix (1999), Trinity diz a Neo que ele realmente busca a Matrix.

Em Um Tira da Pesada (1984), Axel é motivado pelo assassinato de Mikey.

Em De Volta Para o Futuro (1985), Doc chama e diz Marty e diz que está em Twin Pines Falls.

Recusa ao chamado/Interdição

A ameaça de punição por deixar o mundo comum e a vida cotidiana para seguir em frente:

Em Os Caçadores da Arca Perdida (1981), Marcus Indy adverte sobre os perigos da Arca.

Em Get Carter (1971), chefe de Carter adverte sobre as gangues.

Em Gladiador (2000), Marco Aurélio adverte para os perigos de ser imperador.

Encontro com o mentor/Ajuda sobrenatural

Mentores, Mágicos e Presentes (metáforas para as formas de assistência) fornecer orientação e direção.

Em Million Dollar Baby (2004), Maggie precisa de Frankie para começar a ganhar.

Em O Império Contra-Ataca (1980), Luke precisa de Yoda para lhe ensinar os caminhos da força.

Em Touro Indomável (1980), Vickie atrai Jake para longe de sua esposa e mundo comum.

Travessia do Primeiro Limiar

Muito acontece no primeiro limiar. Por um lado, este é um lugar significativo, mas a mudança não é profunda:

Em Lawrence da Arábia (1962), Lawrence ganha a confiança do rei.

Em Matrix (1999), Neo toma a pílula vermelha e aprende as artes marciais.

Em Touro Indomável (1980), Jake e Vickie se envolvem.

Ventre da Baleia

Muito acontece no ventre da baleia. Onde há incentivo para o novo e mais profundo do mundo:

Em The Harder They Fall (1956), Art diz a Eddie que ele está se metendo.

Em Thelma e Louise (1991), Thelma leva tempo a decidir se quer ir com Louise para o México.

Em Revolutionary Road (2008), o chefe gosta do memorando de Toledo, incentivando Frank a ficar com a empresa.

Separação física

Quando o herói é forçado, empurrado ou puxado para o novo e mais profundo do mundo:

Em Star Wars (1977), Luck é empurrado para fora de sua vida comum, do seu lar, Mos Isley.

Em Gladiador (2000), Maximus é levado pela caravana de escravos.

Em Syriana (2005), o príncipe Nasir repetidamente chama Bryan.

Mentor Transformador

A Mentor Transformador pode ajudar o herói através de um ou vários ensinamentos:

Em Gladiador (2000), Proximo cuida para que Maximus se torna um gladiador.

Em Memórias de uma Gueixa (2005), Mamaha é responsável pela transformação de Sayuri em Gueixa.

Em Gran Torino (2008), Walt ajuda Thao a agir de forma mais viril.

Ensinamentos e Transformação

O herói, com relutância, ou de boa vontade, começa a dissolução parcial da sua velha auto-imagem.

Em Educar Rita (1983), Rita se transforma em um aluno.

Em Scarface (1983), Tony se estabelece como um traficante.

Em Erin Brockovich (1999), Erin se torna a peça central do processo contra a PG & E.

Encontro com o Oráculo e de um Ideal

Quando o herói encontra um Ideal, a Espada e é levado a empunha-la.

Em Carlito’s Way (1993), Carlito ajuda Kleinfeld fora da lei.

Em O Poderoso Chefão (1972), Michael vê Appollonia.

Em Homem-Aranha 2 (2004), o médico diz a Peter Parker que ele tem uma escolha.

Apanhando a Espada

A espada é algo material que representa um número significativo de coisas imateriais.

Em O Poderoso Chefão (1972), Michael se casa com Apollonia e torna-se, de facto, da Sicília.

Em A Fistful of Dynamite (1971), Juan pega a ponte e se torna um rebelde de fato.

Em Scarface (1983), Tony assume o império de Frank e se torna o patrão.

Experiência de Quase Morte

A morte é um prelúdio para o renascimento.

Em An Officer and a Gentleman (1982), Worley comete suicídio.

Em Os Imperdoáveis (1992), Clint Eastwood é espancado até a polpa por Gene Hackman.

Em A Fistful of Dynamite (1972), Dr. Villega é capturado, torturado e forçado a revelar as identidades dos seus associados. John recorda a sua história e uma situação similar na Irlanda. Rod Steiger enfrenta uma execução nas mãos de um pelotão de fuzilamento.

Sintonia com o Pai

Há muitos aspectos que podem ser interpretados de várias maneiras, sendo uma delas: uma incompatibilidade superficial entre o Novo Eu e o Antigo.

Em Dança com Lobos (1990), John tornou-se um Sioux de pleno direito, mas ele sabe que os homens brancos estão chegando.

Em Out of Africa (1985), Karen quer que Denys não continue desaparecido.

Em Casablanca (1943), Victor diz a Rick o que ele faria por Ilsa.

Apoteose

Aqui tambem há muitos aspectos que podem ser interpretados de muitas maneiras.
Um elemento é a visão seminal, uma iluminação, uma epifania:

Em Casablanca (1943), a percepção de Rick é que se você ama alguém, você sacrifica sua felicidade. Esse sacrifício pode incluir vender seus bens materiais mais valiosos (ele vende o seu bar), permitir que seu amor vá encontrar a felicidade em outros braços (que ele, finalmente, permite Ilsa ficar com Victor), sofrimento físico (é provável que vá parar num campo de concentração). Ele aprende essa percepção de ambos Ilsa e Victor, que estão dispostos a fazer o mesmo por ele.

Em The Shawshank Redemption (1994), a apoteose de Andy Dufresne é que você se ocupra de viver ou se ocupa de morrer. Ele chega a esse insight na cena do muro da prisão com o Red (Morgan Freeman), mas é precedida pela visão anterior de que ele nunca vai sair da prisão (Warden Norton nunca vai deixá-lo ir).

Em Scarface (1983), a percepção de Tony Montana é que as recompensas do caminho que ele escolheu não valem o preço espiritual que ele está pagando (na cena do restaurante)

Em Alien (1979), a apoteose de Ripley chega durante uma conversa com Ash, o andróide revivido. Ele diz a ela que o estrangeiro não pode ser destruído e que os militares querem – esse horror será desencadeada na Terra a menos que ela o destrua e a única maneira de fazer isso é destruir a Nostromo.

A Última Benção

Seguindo no caminho, esta etapa também tem muitas interpretações. Um elemento de sinergia é:

Em Os Doze Condenados (1967), o desafio de Lee Marvin é fazer com que seus homens trabalhem em grupo e em determinado momento Charles Bronson, consegue essa sinergia.

Em Um Tira da Pesada (1984), Axel Foley, Taggart, Rosewood e Bogomil finalmente começam a trabalhar em conjunto para enfrentar Victor Maitland.

Em Alien (1979), Parker e Lambert acatam o comando de Ripley.

Recusa do retorno

O herói já não quer ou não pode voltar ao mundo comum: não pode haver retorno à forma como as coisas eram.

Em Slumdog Millionaire (2008), Jamal nunca vai confiar em Salim novamente.

Em Erin Brockovoch (1999), Erin se recusa a dexar o caso para Kirk Potter e a ser marginalizado e voltar só, para seu velho mundo.

Em Y Tu Mama Tambien (2000), os meninos dormem juntos. As coisas não podem ser as mesmas novamente.

Vôo Mágico

Esta é a fuga do Novo Mundo e Novo Eu e contém um ar de sobrenatural.

Em Caçadores da Arca Perdida (1981), Indy nada até o submarino.

Em Ali (2000), Ali atravessa a vila e vê as imagens de si mesmo.

Em Ligeiramente Grávidos (2007), os garotos vão para Las Vegas.

Resgate de fora

Desafios não resolvidos puxam o herói de volta. Há uma série de variações.

Em A Wonderful Life (1946), Clarence resgata George Bailey e mostra como o mundo teria sido sem ele.

Em Homem-Aranha (2000), o Duende Verde seqüestra Mary Jane.

Em Thelma e Louise (1991), Hal e o FBI apanham as garotas.

Em The Harder They Fall (1956), Eddie convence Toro a lutar enquanto for pago.

Travessia do limiar Retorno

Não é incomum para o Herói  e outros, retornarem as familiares, mas mudados, versões do velho mundo e das velhas pessoas:

Em Star Wars (1977), Luck retorna à Estrela da Morte.

Em Homem-Aranha (2000), Peter retorna para enfrentar o Duende Verde.

Em O Lutador (2008), Randy sai da aposentadoria.

Conflito final

O Conflito Final é criticamente importante, com muitos, muitos aspectos essenciais.
Isto segue um padrão familiar e semelhante entre os gêneros. Ela engloba várias catarse, dilemas impossíveis, insuportáveis antagonismos, superar os iguais, falsos heróis, batalhas corporais e muito mais:

Em Annie Hall (1977), Confronto entre Alvie e Annie.

Em Gladiador (2000), Commodus e Maximus lutam.

Em When Harry Met Sally (2007), Harry corre para contar a Sally que a ama.

Em Duro de Matar (1988), John pega Hans.

Em Duna (1965), Paul Atreides e Feyd-Rautha Harkonnen, lutam.

Mestre dos Dois Mundos

Novamente, vários aspectos e várias interpretações.
Como se diz em Dune: “planos dentro de planos…”.
Um elemento é este: uma síntese do Antigo e do Novo:

Em O Poderoso Chefão (1972), Michael Kay diz que ele não matou Carlo.

Em Dança com Lobos (1990), John deve deixar o Sioux para espalhar a mensagem a quem quiser ouvir.

Em Educar Rita (1983), Rita reconhece a contribuição do Dr. Bryant para quem ela é.

Aqui, o herói ganha a habilidade de atravessar todos os muitos mundos.

Em The Matrix (1999), Neo pode parar e brincar com as balas.

Em Os Caçadores da Arca Perdida (1981), Indy tenta alertar o governo do poder da Arca

Livre para voar

O estado da perfeição, diferentes dos estados perfeitos antteriores, mas perfeito no entanto, temporariamente restaurado.

Em Alien (1979), Ripley relaxa e sorri com Jones, o gato.

Em Blade Runner (1982), Roy permite que o pássaro voe em liberdade.

Em “Touro Indomável” (1980), Jake derrama champanhe ao longo de um monte de óculos.

Epilogo

O Reinado, a queda, a nova jornada, a ascensão, o alcançar o status de salvador ou mentor sobrenatural, a morte, a lenda, o renascimento e o restante da história:

Em “Touro Indomável” (1980), ocorre muita coisa depois de Jake se aposentar do boxe.

Em Out of Africa (1985), ficamos sabendo de Denys grave ‘, os leões e muito mais.

Em Conan, o Bárbaro (1982), Conan tem um tipo particular de reinado final.
Por falar em Conan, está voltando!!!

Por hoje é só. Espero que os exemplos ajudem a entender um pouquinho, de forma prática e rápida as fases da jornada.

Grande abraço e até a proxima.

Veja também:

Compartilhe:

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *