Dicas sobre diálogos.

travessao-de-dialogosDIÁLOGOS:

 

Definição: Forma oral e/ou escrita em que se comunicam duas ou mais personagens com um intercambio de informações.

 

Importância:

– Mudar o ritmo;

– Revelar acontecimentos;

– Simplificar explicações;

– Mostrar certos aspectos dos personagens (ferramenta que ajuda a caracterizar).

 

Estilos:

Direto: O narrador diz exatamente o que foi dito pelos personagens, pode ser acompanhado do que pensam ou fazer, isolado por —;

Indireto: O narrador conta, com suas palavras o que os personagens disseram, seleciona o que pé importante ou não. Demonstra de maneira menos clara as emoções que sentiram;

Indireto livre: Se inserem na narrativa as falas como foram proferidas, sem isolamento por travessão, isso provoca em alguns momentos que o narrador e personagens se fundam e confundam.

 

Conselhos de redação:

– Pensar no OBJETIVO do dialogo e no que deve transmitir cada personagem;

– Lembrar:

– Qual informação se quer passar;

– Qual a finalidade do diálogo;

– Quais aspectos refletir da trama e dos personagens.

– Reflita sobre o dinamismo dos diálogos da vida real:

Geralmente nos diálogos reais não se usa frases muito longas;

Sem considerações muito elaboradas em que só um fala;

A troca de informações deve ocorrer com fluidez e certa velocidade.

– Não divague (simplifique). Os diálogos não devem ser exatamente iguais aos da vida real, não crie diálogos com muitas interrupções desnecessárias, selecione o que é importante e faça com que sejam o mais auto-explicativos possível. Se na fala podemos notar que o personagem está bravo, não é necessário dizer. O narrador pode ajudar, mas somente quanto necessário.

– Diferencie bem a cada interlocutor, com o travessão e as explicações do narrador. Varie os verbos de elocução mas sem exageros, use outros apenas para não exagerar no disse, ou falou.

 

Pontuação:

Cada intervenção começa com o travessão — (ATL+0151);

Não há espaço entre o travessão e a primeira letra;

Nunca se termina com travessão, cada intervenção terminará com a pontuação adequada;

Temos um artigo especial, só para tratar do travessão: Aprenda a Usar o Travessão de Diálogo, pois é um assunto bastante complexo.

Os esclarecimentos do narrador também ficam entre travessões, após a fala se deixa um espaço antes do travessão, e se começa com minúsculas.

O ponto que viria ao final da frase na fala, será posto após o travessão que conclui os esclarecimentos do narrador, salvo se for uma interrogação, exclamação ou reticências, nesse caso vai antes e depois do travessão que encerra os esclarecimentos do narrador um ponto. Se a frase acabou, após os esclarecimentos não haverá travessão, senão apenas um ponto.

Veja também:

Compartilhe:

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

2 comentários em “Dicas sobre diálogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *