imagem Parecendo um Idiota Devido aos Erros de Português?

E-book GRÁTIS Mostra, com 28 Mapas Mentais de Gramática, como parar de cometer esses erros vergonhosos. Cadastre-se e receba também, nossas dícas para melhorar sua memória, para provas e concursos...

Transformando Abstrato em Concreto: Dicas para Criar Ícones Fonéticos e Elevar sua Técnica de Memorização

Vamos explorar dicas valiosas para aprimorar a transformação de palavras abstratas em ícones fonéticos, tornando o uso desta eficiente técnica de memorização ainda mais acessível. Essas estratégias proporcionam uma abordagem prática e eficaz, elevando a eficiência do processo.

  1. Dividir a Palavra em Pedaços: Ao deparar-se com uma palavra abstrata, inicie dividindo-a em pedaços fonéticos. Essa abordagem simplifica a análise, tornando mais fácil criar associações visualmente tangíveis.

  2. Repetir os Pedaços em Voz Alta: Reforce a sonoridade de cada pedaço repetindo-os em voz alta. O processo auditivo auxilia na fixação do som, preparando a mente para a próxima etapa.

  3. Concentrar-se no Som de Cada Pedaço: Direcione sua atenção para o som de cada pedaço, em vez de se preocupar com a grafia. O objetivo é criar uma conexão auditiva forte para facilitar a visualização posterior.

  4. Criar um Desenho Baseado no Som: Utilize a sonoridade para gerar um desenho que represente a palavra. Opte por desenhos simples e visualmente claros, pois a simplicidade é a chave para uma memorização eficiente.

  5. Escolher o Desenho Mais Simples: Priorize a simplicidade na escolha do desenho. Quanto mais direto e claro for o ícone, mais eficaz será a associação com a palavra abstrata.

  6. NUNCA Trocar uma Palavra Abstrata por Outra, Também Abstrata: Evite substituir uma palavra abstrata por outra igualmente abstrata. O objetivo é simplificar a informação, tornando-a mais concreta e visualmente memorável.

Exemplo Prático: Vamos considerar a palavra “Coragem”, uma abstração desafiadora de visualizar. Ao dividir em pedaços – “Co-ra-gem”, experimente repetir e explorar variações como “cora-gem”, “coro-gem”, “coro-gêmeos” ou “carrogem”. Finalmente, chegue a uma palavra visualmente clara e simples: “carruagem”. Essa palavra é fácil de visualizar, proporcionando um ícone pronto para ser associado à coragem.

Ao empregar essas dicas práticas, você não apenas torna o processo de criação de ícones fonéticos mais eficiente, mas também fortalece as conexões mnemônicas. Lembre-se de aplicar a criatividade em cada etapa, explorando visualmente e auditivamente para maximizar a eficácia dessa técnica de memorização.

Se quer saber mais sobre a memória e técnicas para melhorar a sua e facilitar sua vida no geral e em especial em provas, concursos públicos ou no ENEM, conheça o revolucionário "Mnemônica - Memória Extraordinária - Técnicas de memorização e estudos". Livro em PDF, incluindo a técnica do palácio da memória. Desbloqueie o potencial da sua mente, este não é apenas um método, é a chave para transformar sua vida. Imagine atingir suas metas com facilidade, recordando informações cruciais nos momentos certos. Não perca mais tempo, clique agora e desvende o segredo para uma memória extraordinária que levará sua vida a um novo patamar!Mnemônica - Memória Extraordinária - Técnicas de memorização e estudos

imagem Parecendo um Idiota Devido aos Erros de Português?

E-book GRÁTIS Mostra, com 28 Mapas Mentais de Gramática, como parar de cometer esses erros vergonhosos. Cadastre-se e receba também, nossas dícas para melhorar sua memória, para provas e concursos...

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.