imagem Parecendo um Idiota Devido aos Erros de Português?

E-book GRÁTIS Mostra, com 28 Mapas Mentais de Gramática, como parar de cometer esses erros vergonhosos. Cadastre-se e receba também, nossas dícas para melhorar sua memória, para provas e concursos...

Curso de Leitura Dinâmica – Lição 6

Leitura dinamicaAPRENDA A LER, RÁPIDO E COM EFICIÊNCIA – Sexta parte.

Você também pode se interessar por este interessante curso em vídeo: Curso em Vídeo de Leitura Dinâmica.

Links das aulas anteriores:

Curso de Leitura Dinâmica – Lição 1.
Curso de Leitura Dinâmica – Lição 2.
Curso de Leitura Dinâmica – Lição 3.
Curso de Leitura Dinâmica – Lição 4.
Curso de Leitura Dinâmica – Lição 5.

Não deixe de nos visitar, comentar, colocar suas dúvidas, neste e nos posts subsequentes.

BLOCO III – REAPRENDENDO A LER

LIÇÃO 6

Para uma melhor compreensão no seu aprendizado, você precisa ver e ouvir cada detalhe, não tirando a atenção do que está lendo, procurando compreender linha a linha, parágrafo por parágrafo as explicações do autor, aprenda a ter uma leitura crítica

EXPLICAÇÃO

Vamos a uma pequena brincadeira. Um texto que você não poderá levar muito tempo para responder. Vamos imaginar que um avião decolou do aeroporto de São Paulo í s 16:00 hs com 330 passageiros. Fez uma breve escala no Rio de Janeiro, onde embarcaram mais 40 passageiros e desceram 20. De repente uma mulher grávida passa mau e desce juntamente com todo a sua família, o marido, mais 2 filhos e quatro tios. O avião segue então viagem. Só que seria a última, pois depois de uma pane, ele cai repentinamente na fronteira do Brasil com o Equador, matando os passageiros.
Pergunta: Quantos passageiros morreram*
Alguns segundos para você pensar. 10 segundos
Vamos repetir toda a questão.
Vamos a uma pequena brincadeira. Um texto que você não poderá levar muito tempo para responder. Vamos imaginar que um avião decolou do aeroporto de São Paulo í s 16:00 hs com 330 passageiros. Fez uma breve escala no Rio de Janeiro, onde embarcaram mais 40 passageiros e desceram 20. De repente uma mulher grávida passa mau e desce juntamente com todo a sua família, o marido, mais 2 filhos e 4 tios. O avião segue então viagem. Só que seria a última, pois depois de uma pane, ele cai repentinamente na fronteira do Brasil com o Equador, matando os passageiros.
Pergunta:
Quantos passageiros morreram? * Já sabe a resposta*
Bem não há resposta. Se você prestou bastante atenção, ira verificar que há um erro que anula toda a questão. Qual* Vamos avaliar seus conhecimentos de geografia. O Brasil faz fronteira com o Equador* Poucas pessoas conseguem descobrir de imediato este erro. Se você conseguiu, parabéns!!! Esta brincadeira é só pra lhe mostrar como é importante saber ouvir e realmente prestar muita atenção no que se está ouvindo. O mesmo processo se dá com a leitura.
Para se fazer então uma leitura crítica é preciso: Ter extrema atenção e tentar interagir no processo, procurando entender de imediato as mensagens. Observe por inteiro o texto. Observando atentamente gráficos, tabelas e exemplos. Aprenda a enxergar o que está além. Assim se num gráfico econômico, por exemplo, há indicadores de saúde e crescimento de economia comparando o Brasil com os EUA e o Canadá, saiba que não é só uma comparação, é uma comparação de um país subdesenvolvido com países desenvolvidos de primeiro mundo, além disso, normalmente os gráficos são feitos numa escala que levam em conta diversos anos. Procure relacionar, por exemplo, estes anos, com os coincidíssemos planos econômicos brasileiros, ou seja, procure muito mais do que está exposto aparentemente.

EXERCÍCIO

Procure artigos de jornais ou revistas de mais ou menos meia página, leia estes texto e procure identificar quais os recursos que o autor usou. Opiniões, gráficos, entrevistas. Fazendo este exercício, você começará a identificar melhor as mensagens do texto.

imagem Parecendo um Idiota Devido aos Erros de Português?

E-book GRÁTIS Mostra, com 28 Mapas Mentais de Gramática, como parar de cometer esses erros vergonhosos. Cadastre-se e receba também, nossas dícas para melhorar sua memória, para provas e concursos...

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.