Curso de Leitura Dinâmica – Lição 4

Leitura dinamicaAPRENDA A LER, RÁPIDO E COM EFICIÊNCIA – Quarta parte.

Se ainda não leu, visite os posts das aulas anteriores:

Curso de Leitura Dinâmica – Lição 1.
Curso de Leitura Dinâmica – Lição 2.
Curso de Leitura Dinâmica – Lição 3.

BLOCO II – AS CONDIÇÕES PARA UMA MELHOR LEITURA

Muitos ao planejar suas rotinas de atividade de estudos nas mais variadas situações, esquecem de detalhes fundamentais. Presta bastante atenção no que eu disse: *FUNDAMENTAIS* que acabam por prejudicar todo o processo de aprendizado. Vamos relaciona-lo agora na lição a seguir.

LIÇÃO 4
EXPLICAÇÃO

Para um melhor aprendizado, você deve:
1º Cuidar muito bem da sua saúde e ter uma alimentação balanceada. Não é preciso enfatizar que este é um detalhe importante não só para a reposição das energias diárias, como para todas as suas atividades em geral. Visão e audição deficiente e não cuidadas e narinas obstruídas, por exemplo, servem apenas para desmotivar uma leitura.
2º Procurar dormir o suficiente para não dormir sobre os livros. Sair na Sexta-feira í noite, voltar í s 5 da manhã e acordar í s 7 para ler e estudar por umas 12 horas, é um conto da carochinha. Se o seu estado físico mental não permitir, você não conseguira absorver a matéria. Parece obvia, não* Sim, mas será que você já não fez isso*
3º Preparar um ambiente de estudo adequado. O seu espaço para estudo deve bem organizado, com tudo a mão para evitar distração. Na verdade memória fraca e distração andam de mãos dadas, alem disso, adote postura de estudo, com cadeira e mesas adequadas í sua altura, de modo a cansar menos . O ambiente também deve ser bem iluminado, bem arejado e livre de ruídos, não se esqueça, considere som alto, televisão como ruídos, pois estes são grandes tiradores de concentração. Deixe o futebol e a novela pra depois
4º Organizar-se. Lugar certo, na hora certa, no ambiente certo e com o material certo. Se você levanta toda hora para pegar o dicionário, buscar mais um livro, pegar outra apostila, achar o lápis, a borracha e a caneta, sua devagar por outro afazeres e como mente você tem que retomar o que estava lendo, na maioria das vezes sem o interesse anterior. Pois você julgar que já leu.
5º Criar o hábito de estudar. Você, estudante, melhor que ninguém, sabe que estudar é um hábito que precisa ser criado. Como qualquer outra habilidade, de inicio o habito de ler e estudar precisa ser até forçado, até que se adquira gosto e se torne automática e comum í tarefa. Assuma este compromisso e policie-se.

EXERCÍCIO

Vamos tomar as condições mínimas para um aprendizado e uma leitura mais eficiente, mentalizando todos os itens.
1º Cuidar muito bem da sua saúde e ter uma alimentação muito bem balanceada
2º Procurar dormir o suficiente para não dormir sobre os livros
3º Preparar um ambiente de estudo adequado
4º Organizar-se
5º Criar o hábito de estudar

Veja também:

Compartilhe:

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

4 comentários em “Curso de Leitura Dinâmica – Lição 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *