‘Economist’: Brasil é superpotência, agora com petróleo

A revista semanal britãnica The Economist afirmou em artigo publicado na quinta-feira que o Brasil é uma “superpotência econômica” e que possivelmente o Paí­s pode virar uma potência de petróleo. No editorial intitulado “Uma superpotência econômica, e agora com petróleo também”, a revista afirma que “há motivos para se acreditar que a potência econômica da América do Sul de 190 milhões de habitantes está começando a fazer a diferença no mundo”. A publicação diz que a comparação do crescimento do Brasil com a forte expansão chinesa é “enganosa”, já que a China é um paí­s mais pobre. “í‰ muito mais difí­cil para um paí­s de média renda, como o Brasil, crescer neste ritmo”, diz a revista.
Além do editorial, o Brasil também é destaque em outros dois artigos da edição desta semana da revista. No texto “Os prazeres do tédio”, a revista diz que o Brasil cuidou dos três maiores problemas que causaram a crise dos anos 1980: inflação, dí­vida e democracia.
Já no artigo intitulado “Mais recompensa”, a revista diz que as informações de que o Brasil teria descoberto mais petróleo devem gerar grande alegria no governo. No entanto, a revista alerta que a possí­vel “receita extra (do petróleo) pode acentuar ainda mais as fraquezas da economia brasileira – que inclui um real forte e um setor público superestimado”.

Veja também:

Compartilhe:

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *