veja on-line (hoje)

No Datafolha, Lula teve 56% de válidos; Alckmin faz 44%
11 de Outubro de 2006

Na primeira pesquisa eleitoral realizada depois do debate entre os candidatos í  Presidência no domingo, na TV Bandeirantes, o petista Luiz Inácio Lula da Silva ampliou sua vantagem em relação ao tucano Geraldo Alckmin. De acordo com números divulgados pelo Datafolha na edição desta quarta-feira do jornal Folha de S. Paulo, o presidente seria reeleito se a eleição fosse hoje.

Nas intenções de voto, Lula oscilou positivamente um ponto, passando de 50% para 51%, enquanto Alckmin perdeu três, caindo de 43% para 40%. Com isso, o petista aumentou de sete para onze pontos sua vantagem. Considerando votos válidos, ambos oscilaram dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais – mas um para cima e o outro para baixo, tornando a margem de Lula maior.

Em relação í  pesquisa anterior – feita no último dia 6 de outubro -, o petista passou de 54% para 56% enquanto Alckmin foi de 46% para 44%. A margem nos votos válidos passou de oito pontos para doze agora (para ganhar, um candidato precisa ter mais de 50% de votos válidos no dia 29). A sondagem Datafolha foi feita na terça e ouviu 2.868 eleitores em 194 municí­pios do Brasil.

Repercussão – Segundo os dados da pesquisa, Lula e Alckmin tiveram avaliação similar dos eleitores no debate de domingo. Para 43% que viram o programa, o tucano venceu, enquanto para 41%, o ganhador foi Lula. A diferença está dentro da margem de erro. Contudo, Alckmin perdeu espaço justamente entre os segmentos que mais deram audiência e que mais repercutiram o debate na TV.

Alckmin perdeu oito pontos porcentuais entre os eleitores com idade entre 25 e 34 anos, público em que Lula ganhou cinco. Nos segmentos de eleitores mais escolarizados e de maior renda, o tucano também recuou. Entre as regiões, ajudaram no crescimento de Lula o Nordeste (Lula ganhou mais quatro e Alckmin perdeu quatro) e o Sul (o petista ganhou cinco e o tucano perdeu três).

Também pesou negativamente para Alckmin a grande perda de votos dos ex-eleitores de Heloí­sa Helena. Depois de uma semana com vários discursos de Lula acusando Alckmin de querer privatizar grandes estatais, os eleitores do PSOL migraram para ele. Lula ganhou quatro pontos entre quem votou em Heloí­sa no primeiro turno (agora tem 36%). Já Alckmin perdeu nove no segmento (39%).

Veja também:

Compartilhe:

MigX

Engenheiro, funcionário público, metido a escritor e ilustrador... Publicou na Quark, Scarium e e-nigma. Membro fundador da Oficina de Escritores, vem tentando sua própria jornada do herói na vida, e a viagem do escritor, nos blogs e na OE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *